Pesquisar
Close this search box.

Saúde cerebral e Ômega-3: Como a nutrição pode influenciar o bom funcionamento do cérebro?

PRODIET-BLOG-SAÚDE-CEREBRAL-E-OMEGA3

Você já deve ter ouvido falar que ingerir Ômega-3 faz bem, né?! Mas, agora, chegou o momento de entender porque saúde cerebral e Ômega-3 tem tudo a ver e formam uma ótima dupla!

Pensar ou falar com alguém, estudar para alcançar um objetivo importante, praticar esportes ou trabalhar concentrado por horas… Independente da atividade que o corpo humano esteja fazendo – seja ela voluntária ou involuntariamente –, é no cérebro que as informações são processadas.

Um órgão complexo, mas capaz de armazenar todas as lembranças de uma vida. Não à toa, nos últimos anos, o interesse na relação da nutrição com a saúde cerebral tem aumentado. Afinal, a alimentação é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e não seria diferente com a nossa mente.

É aí que entra o Ômega-3, um dos nutrientes mais importantes para a saúde cerebral e que iremos abordar ao longo desse artigo.

Conheça a relação entre a saúde cerebral e o Ômega-3 com a Prodiet:

O que é Ômega-3?

Diferente do que se imagina sobre gorduras, o Ômega-3 é considerado uma gordura do bem e saudável, capaz de regular o colesterol, além de ser um agente de ação anti-inflamatório.

Comumente relacionado a saúde, o nutriente é uma gordura poli-insaturada, um ácido-graxo essencial encontrado em certas fontes de alimentos, como peixes, nozes e sementes.

Ele é chamado de “essencial”² porque o organismo não consegue produzi-lo naturalmente, então para se obter os benefícios do Ômega-3 é indispensável sua ingestão por meio dos alimentos.

PRODIET-BLOG-SAÚDE-CEREBRAL-E-OMEGA3

Saúde cerebral e Ômega-3, entenda a relação:

Não é de hoje que a comunidade cientifica estuda as atividades cerebrais. Quando o assunto são as gorduras presentes no órgão, o Ômega-3 se destaca.

Um estudo da Universidade do Texas, publicado na revista Reurology, concluiu que o Ômega-3 desempenha um papel importante na manutenção da saúde cerebral¹, sendo um aliado da função cognitiva de pessoas entre 40 e 50 anos, além de melhorar a estrutura cerebral, essencial para a saúde da nossa mente.

Quando analisado o envelhecimento cerebral, o estudo¹ se mostrou positivo também em relação a pessoas com maior risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Onde encontrar Ômega-3?

O Ômega-3 pode ser encontrado em vários alimentos³, incluindo peixes gordurosos como salmão, cavala e sardinha, assim como em nozes, sementes de linhaça e chia, óleo de canola e ainda ovos enriquecidos com Ômega-3.

A ingestão diária recomendada de Ômega-3 poderá variar de acordo com a idade e sexo de cada pessoa, por isso é imprescindível o acompanhamento com o profissional de saúde para incluir este ingrediente no seu dia a dia de maneira saudável.

Pessoas que sofrem de deficiência de Ômega-3, podem ter a suplementação recomendada por profissionais da saúde, maneira de manter o nível do nutriente estável no organismo.

 

Referências

  1. Estudo comprova ação do ômega-3 na melhora da memória e da saúde do cérebro
  2. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão
  3. Os níveis de ômega-3 no sangue podem aumentar a expectativa de vida
  4. Consumo de ômega-3 e a relação com a função cognitiva

 

Sobre a Prodiet

Há 15 anos no mercado, a Prodiet Medical Nutrition pesquisa, desenvolve e comercializa fórmulas para promover saúde e bem-estar à pessoas com necessidades nutricionais específicas. Através da nutrição, aliada à tecnologia, buscamos transcender o cuidado físico e impactar a qualidade de vida das pessoas que consomem seus produtos. Possuímos uma linha completa de produtos voltados às mais diversas necessidades, estando sempre em constante evolução.

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo