Pesquisar
Close this search box.

Sistemas aberto e fechado: qual o mais indicado para a dieta enteral domiciliar industrializada?

Facilitar a recuperação do paciente durante o cuidado domiciliar deve ser o primeiro pensamento quando se fala em nutrição clínica. Portanto, quando o internamento hospitalar acaba, mas o tratamento nutricional precisa continuar em casa por meio da dieta enteral, é preciso que a segurança e praticidade também estejam presentes neste processo. Há duas opções para a continuidade da reposição de nutrientes ao organismo: o sistema aberto de nutrição e o sistema fechado. Ambos são eficazes e possuem propriedades nutricionais equivalentes.

Porém, a diferença está na manipulação e administração das dietas, porque enquanto o sistema aberto necessita apenas do produto para a dieta, do equipo e um frasco; o fechado, além dos itens já citados, precisa do auxílio de uma bomba de infusão, que aumenta o custo do tratamento, requer energia elétrica para funcionar e treinamento para sua utilização e programação.

O armazenamento das dietas também é diferenciado. As embalagens Tetra Pak (como as de caixa de leite) do sistema aberto possuem tampa e podem ser conservadas dentro da geladeira em caso de fracionamento. Já o sistema fechado, requer um método contínuo para administrar a dieta, pois as bolsas, que justificam o uso da bomba de infusão, não possuem estrutura para ficar em posição que impossibilite o vazamento do produto. No momento da abertura para utilização, o uso de facas e tesouras também aumenta o risco de contaminação do produto, no caso das bolsas, já que, em casa, estes materiais não são esterilizados de forma adequada como em hospitais, por exemplo.

Portanto, a dieta industrializada para o sistema fechado (desenvolvido especialmente para hospitais que não possuem área adequada para manipulação de NE em sistema aberto), mesmo eficiente, requer treinamento e cuidados que fazem parte da rotina de profissionais de saúde, sendo mais indicada para o ambiente hospitalar.

Em compensação, o uso do sistema aberto possibilita um tratamento mais individualizado ao paciente, assim como não requer equipamentos caros, reduz o custo do tratamento e possibilita maior comodidade na reposição de nutrientes em busca de um organismo saudável.

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo