Pesquisar
Close this search box.

Publicação Científica: Formulação especializada na proteção contra o déficit de memória

Foi utilizado o modelo da aplicação de peptídeos de beta-amiloide, em camundongos, capaz de induzir déficits de memória, intolerância à glicose e alterações neuropatológicas característica da Doença de Alzheimer (DA).

Objetivo

Avaliar o efeito protetor de uma combinação de nutrientes (AZ) no déficit de memória induzido pelo modelo de beta amiloide.

Procedimento

Os animais foram divididos em quatro grupos: aqueles que seriam induzidos ao déficit de memória, após 4 semanas recebendo placebo ou AZ; e aqueles que não seriam induzidos ao modelo, os animais “saudáveis”, após as 4 semanas recebendo o placebo ou AZ. Para avaliação da intervenção foram realizados testes de memória nos animais.

Resultado

Foi encontrado que a administração prévia por 4 semanas da formulação de AZ foi eficaz na prevenção do déficit de memória causada pela infusão dos peptídeos beta amiloide, com resultados semelhantes aos dos animais do grupo “saudável”. Por outro lado, em condições experimentais idênticas, a dieta controle (placebo) não teve efeito protetor.

Fonte

Siqueira LD, et al. A specialized nutritional formulation protects against memory deficits induced by intracerebroventricular infusion of amyloid-ß peptide oligomers (AßOs) in mice. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 44: 382-382.

Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jpen.1813?af=R

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo