Pesquisar
Close this search box.

Prodiet segue o programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

 

boas práticas de fabricação

A missão da Prodiet Nutrição Clínica é criar e vender produtos para a vida. Isso significa que a preocupação com a qualidade do que nossos clientes vão consumir já está no nosso DNA. Assim, além de seguir a Portaria baseada no Código Internacional Recomendado de Práticas da Anvisa (SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997) – a empresa foi além, e implantou o controle contínuo das Boas Práticas de Fabricação (BPF) ou GMP (do inglês Good Manufacturing Practices).

Tal programa de certificação demonstra que as práticas básicas de fabricação, que são os pré-requisitos necessários para a implementação de um programa eficaz de segurança do alimento, estão sendo seguidas. “Não é uma certificação obrigatória. As agências locais verificam a regularidade das indústrias com relação à Resolução RDC 275/2002 nas inspeções para emissão da Licença Sanitária, mas optar por possuir a certificação de BPF é ir além das exigências legais, é mostrar a preocupação em obter um produto seguro para consumo, é o primeiro passo para obter uma certificação em segurança de alimentos”, explica Marianne Stigar, analista de Garantia da Qualidade da Prodiet.

Com essa certificação, de acordo com a analista, a empresa mostra que não está apenas preocupada com o cumprimento dos requisitos burocráticos e reguladores da área, mas sim em atender à necessidade dos clientes e aos padrões higiênicos e sanitários de armazenagem, distribuição, fabricação e operações, garantindo a produção de um alimento seguro para o consumidor. “Obter essa certificação demonstra que a Prodiet tem como objetivo garantir a qualidade e a integridade do produto fornecido. Sem um processo bem estabelecido, não há como garantir a segurança no produto final”, avalia.

boas práticas de fabricação

Segundo Marianne, são realizados controles desde a chegada da matéria-prima até o armazenamento do produto final. “Tais controles incluem saúde dos manipuladores, cuidados na manipulação dos materiais, cuidados no processo produtivo, registros de etapas de processo, entre outros, garantindo o uso e manuseio correto dos componentes para obter o produto final”, afirma.

boas práticas de fabricação

Análise de Microbiologia – A Prodiet também desenvolve um programa de monitoramento ambiental, que auxilia no conhecimento e na prevenção de contaminação microbiológica. Segundo Denise Ferreira, analista de Controle da Qualidade da Prodiet, o programa inclui o monitoramento da qualidade da água, do ar, dos equipamentos, dos manipuladores, assim como de todo ambiente da fábrica e áreas adjacentes, como pisos, paredes e ralos.

“O objetivo é alcançarmos excelência em segurança de alimentos e por meio de monitoramentos microbiológicos, fazemos um “retrato” de um momento aleatório durante a produção, com o objetivo de garantir condições ideais para o processo produtivo”, explica Denise. A analista também explica que os microrganismos pesquisados são não-patógenos  indicadores de higiene, como Coliformes, além de alguns patógenos como Salmonella, Listeria e Cronobacter Sakazakii.

Fontes:

http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/alimentos/empresas/certificado-de-boas-praticas-de-fabricacao

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo