Pesquisar
Close this search box.

O sono e a saúde

Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), é a de que ele se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM – fase em que ocorrem os sonhos, tais como: manutenção da homeostase, dos neurotransmissores envolvidos no ciclo vigília-sono, consolidação da memória, termorregulação entre outras.

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

Atualmente, existem mais de 90 distúrbios de sono catalogados na Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (International Classification of Sleep Disorder – ICSD 2005). De acordo com a médica psiquiatra e neurofisiologista Gisele Minhoto, membro da ABS, a insônia é uma das mais frequentes e também das mais conhecidas, que atinge cerca de 40% da população.  “Outras também comuns são a síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas, que está muitas vezes associada com movimento periódico de membros, e os distúrbios do ritmo circadiano”, comenta.

Segundo a médica, os tratamentos podem variar conforme o quadro, a gravidade e os fatores associados a eles. “Por exemplo, na insônia é necessário verificar entre outras informações se existem hábitos inadequados que possam estar atrapalhando o sono, ou até mesmo perpetuando o quadro de insônia, como uma alimentação inadequada”, explica. Veja, a seguir, algumas orientações para não deixar que a alimentação atrapalhe seu sono:

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo