Pesquisar
Close this search box.

O que é atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde que transfere para a casa do paciente o tratamento iniciado no hospital, com a mesma qualidade e conhecimento.
A atenção passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que, com o apoio da família e de cuidadores, dá continuidade ao tratamento no conforto do lar.

Esse tipo de terapia, que teve início no século passado nos Estados Unidos com o nome home care, ganha cada vez mais espaço no Brasil. O quadro é favorável, sobretudo, pela consolidação de empresas especializadas e pela adesão de convênios e programas públicos, que devem aumentar rapidamente a porcentagem de pacientes atendidos, hoje estimados em 50 mil em todo o país.

A internação domiciliar é recomendada quando o paciente atinge uma estabilidade clínica, permitindo que o tratamento continue em sua própria casa. Para isso, é preciso realizar uma avaliação médica completa e verificar as condições da família para instalar e atender o paciente de forma adequada, respeitando as condições individuais.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo