Pesquisar
Close this search box.

O Nutricionista na Indústria

Atuação de nutricionistas na indústria alimentícia nacional se expande e diversas atividades atraem os diferentes perfis de profissionais.

[Série Dia do Nutricionista] Jovem, com boa remuneração e possibilidade de crescimento na carreira. Este é o perfil médio dos nutricionistas que atuam na indústria brasileira de alimentos, segundo levantamento publicado em 2006 pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Desde então, o crescimento do mercado local e aumento na demanda por Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Saúde e Nutrição têm posicionado este setor como um dos campos mais promissores para os profissionais da área.

Embora ainda responda por menos de 4% dos postos de trabalho em Nutrição, de acordo com o CFN, a indústria alimentícia no Brasil oferece um amplo leque de atividades para o nutricionista, o que tem feito com que mais profissionais busquem posições neste setor. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos; assuntos regulatórios; relações institucionais e o marketing interno e externo, que envolve os setores comerciais e de comunicação, são exemplos das áreas de atuação de um profissional cada vez mais valorizado.

Um recorte expressivo dessa realidade é o ramo da Nutrição Enteral, que cresce estimulado principalmente pela tendência de envelhecimento da população e consequente aumento da demanda por cuidados nutricionais permanentes. Além disso, de acordo com a diretora executiva da Prodiet Nutrição Clínica, Ana Paula Celes, o tratamento nutricional domiciliar, reconhecido em seus benefícios, deve estimular o desenvolvimento de produtos específicos. “Nosso desafio será o de estabelecer planos, ações e critérios de trabalho que nos permitam permanecer neste mercado sem perder o foco na qualidade, no custo e no diferencial”.

Para se destacar na indústria alimentícia, o nutricionista deve, segundo Ana Paula Celes, reunir alto nível de conhecimento técnico, científico e regulatório. “A experiência internacional soma importante diferencial, pois permite trazer na bagagem a visão de processos multicêntricos”, afirma.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo