Pesquisar
Close this search box.

O Nutricionista Domiciliar

Em plena expansão, nutrição domiciliar oferece campo de trabalho promissor.

[Série Dia do Nutricionista] Trocar o hospital pelo conforto de casa nunca foi tão seguro. Cada vez mais, pacientes em situação clínica estável mas que precisam de cuidados prolongados, podem continuar em seus próprios lares o tratamento iniciado numa unidade de saúde. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional definida de acordo com cada caso clínico e, entre esses especialistas, o nutricionista tem uma importância estratégica para recuperação do doente.

A atuação do nutricionista que se dedica à terapia domiciliar engloba atividades como cuidados de fim de vida; suporte e manutenção, além de assistência para cuidadores, ensino e promoção da saúde.

Para Nivaldo Barbosa, chefe de serviço de Nutrição do Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro, o profissional que deseja especializar-se no atendimento domiciliar precisa ter uma característica fundamental: “Ele deve ser organizado. Precisa ter todos os seus processos sistematizados e estabelecer metas terapêuticas”, diz ele.

Além da disciplina, o nutricionista também precisa estar integrado à equipe multiprofissional, tendo clareza sobre seu papel não somente no tratamento, mas também na prevenção de doenças crônicas como câncer, hipertensão e obesidade. “Esta deverá ser a melhor forma de tratar da saúde pública, atingindo os familiares daqueles já enfermos”, avalia Barbosa.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo