fbpx

Blog Nutrição e Saúde

    Sem categoria

Longevidade: Fazer exercícios físicos aumenta sua expectativa de vida

O avanço científico cada vez mais encontra afirmações dos benefícios dos exercícios físicos e como eles podem aumentar a expectativa de vida. A relação da longevidade e os exercícios físicos é simples, quanto mais ativo você for, maiores são as chances de se ter uma vida longa e com saúde. A mudança de entendimento, cada vez mais atual, sobre o que significa envelhecer bem, leva pessoas a prezarem pela prática de atividades e aos bons hábitos alimentares.

Quando a temática do envelhecimento saudável vem à tona, é comum vermos profissionais da saúde ressaltando a importância de se movimentar. Estudos recentes indicam que as atividades físicas aumentam a longevidade e são especialmente importantes na terceira idade.

Mesmo os exercícios considerados de baixo impacto como hidroginástica e caminhadas leves têm seus benefícios na manutenção da musculatura e na melhora cardiorrespiratória. Ainda assim, é possível perceber ainda mais benefícios e uma perspectiva de vida ainda maior em pessoas que praticam exercícios moderados a intensos.

Atividades físicas como dança ou jogar futebol não devem estar restritas às pessoas com menos de 60 anos.  Se for adequado à resistência e à condição de saúde, é encorajado que pessoas da terceira idade também pratiquem exercícios mais intensos e de mais impacto, sempre com acompanhamento médico. Estudos indicam que 3 minutos de exercício moderado para cada hora sentado reduzem o risco de mortalidade em até 30%.

Estudos recentes também encontraram relação da evolução humana com os exercícios físicos e a longevidade. A chamada “Teoria dos Avós Ativos” explica que exercícios físicos realocam energia no organismo que não se acumula, o que auxilia não só em uma possibilidade de longevidade, mas também de um envelhecimento com qualidade de vida. Este estudo indica uma causa e efeito direta entre o exercício físico e a longevidade saudável ligada à evolução humana, bem como o sedentarismo está ligado ao risco do desenvolvimento de doenças e consequentemente a redução da expectativa de vida.

Esta busca científica reafirma que a ideia do “não-envelhecimento” já é ultrapassada. Aproveitar a vida a longo prazo, envelhecer com vitalidade e saúde é o que há de atual. Independentemente da pré-existência de doenças, se movimentar segue sendo uma das melhores maneiras de adquirir a longevidade. Acima de tudo, quando se trata de exercício físico, nunca é muito tarde para começar.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

POSTS RELACIONADOS