Pesquisar
Close this search box.

Tudo que você precisa saber sobre a Disgeusia

Tudo que você precisa saber sobre a Disgeusia

O câncer é uma doença que atinge muitas pessoas, as quais, em sua maioria, são submetidas a tratamentos com medicamentos fortes com a finalidade de retrair a doença. Apesar dos tratamentos apresentarem uma melhora nos pacientes oncológicos, eles também acabam por causar alguns efeitos colaterais nada agradáveis, afetando outras partes do corpo.

Uma ocorrência muito comum para os pacientes que estão em tratamento contra o câncer é a perda da capacidade de reconhecer gostos através do paladar, o que também é conhecido como disgeusia.

Para entender melhor sobre o que é essa doença, quais são os seus efeitos e qual a melhor forma de tratá-la, continue lendo esse artigo.

Disgeusia

A disgeusia é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos. Ela acontece geralmente em pacientes que se encontram em tratamentos contra o câncer, ou seja, que realizam com frequência a radioterapia e a quimioterapia. Além destes, a disgeusia também pode acontecer em pacientes que tratam a hipertensão com determinados medicamentos, e também, em pessoas que tomam remédios para controlar a ansiedade.

Em todos os casos, a doença é causada pela deficiência de zinco, a qual é causada pelo uso de certos medicamentos. Além de alterar o paladar, a disgeusia também afeta parte do sistema olfativo, uma vez que boa parte do gosto dos alimentos está associada também ao cheiro, e não apenas ao gosto.

Sintomas e efeitos

Sintomas

O diagnóstico da doença só pode ser feito pelo médico ou por um dentista. No entanto, o principal sintoma, que serve como sinal para que se procure ajuda médica, é a percepção da perda do paladar. São raros os casos em que se perde completamente as sensações paladares, o que acontece, na maioria das vezes, é a distorção do paladar, ou ainda, o gosto metalizado ao ingerir os alimentos.

Efeitos

Dos efeitos que a disgeusia causa no corpo, além da perda ou distorção do paladar, é o prejuízo ao consumo alimentar. Isso porque uma pessoa que perde as suas noções paladares, isto é, que não consegue reconhecer o sabor dos alimentos, sente-se desmotivada a comer, e assim, acaba reduzindo a quantidade de alimentos.

Para pacientes que já se encontram em tratamento contra o câncer, isso pode ser altamente prejudicial, pois o corpo deixa então de receber a quantidade ideal de nutrientes para se manter saudável e resistir aos fortes medicamentos. Sendo assim, logo que se percebem os primeiros sintomas, o médico deverá ser consultado para indicar a melhor forma de tratamento, que não interfira nas sessões de radio e quimioterapia. Além disso, é necessário priorizar o atendimento nutricional, com o objetivo de oferecer alimentos que sejam melhor tolerados pelos pacientes, fornecendo nutrientes necessários para preservar o estado nutricional.

Estratégias nutricionais para o tratamento

Algumas estratégias nutricionais que o profissional pode lançar mão para ajudar o paciente são: consumir alimentos frios ou à temperatura ambiente; adicionar mais condimentos e especiarias aos alimentos; reduzir o consumo de alimentos amargos ou metálicos como o café, chocolate e carne vermelha, mas não se esquecer das proteínas, escolhendo produtos proteicos com sabor suave como frango, laticínios e ovos; comer pequenas refeições várias vezes ao dia e evitar alimentos com cheiros fortes.

Nos casos de pacientes com disgeusia devido ao uso de medicamentos, em geral, ao deixar de tomar o remédio a ela irá passar. O ideal é cessar o medicamento enquanto ela estiver acontecendo ou enquanto persistirem os sintomas.

Se você gostou do conteúdo, clique aqui e saiba mais sobre problemas na alimentação do paciente oncológico.

Fontes:

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo