Pesquisar
Close this search box.

Entrevista

O TNC-GAN está no mercado do Rio de Janeiro – RJ há 22 anos com foco na prestação de serviços hospitalares por meio de uma equipe multiprofissional de terapia nutricional e fornecimento de dietas enterais manipuladas e sistemas fechados. Além disso, faz atendimento domiciliar, com cerca de 250 pacientes assistidos por uma equipe de nutricionistas e enfermeiras, e tem um setor de vendas de produtos para pessoa física com entrega em domicílio. Conversamos com a médica Fátima de Azevedo Loureiro, gerente do setor Extra-hospitalar do TNC-GAN, sobre a importância da terapia domiciliar e como a empresa atua na capital fluminense. Confira:

Qual a importância da terapia nutricional em domicilio?

A oferta de dietas industrializadas para pacientes em ambiente domiciliar, seja por via oral ou por meio de sondas de gastrostomias ou nasoenterais, permite manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, evitando consequências da desnutrição, como infecções e aumento da morbidade e mortalidade, o que leva ao aumento dos custos na área de saúde. Manter o paciente em casa, recebendo a terapia nutricional adequada às suas necessidades, melhora a qualidade de vida dele e da família, por um custo menor.

Como funciona a terapia nutricional em domicílio, quais os cuidados e benefícios desse tipo de tratamento?

No domicílio, o paciente recebe a visita periódica da nutricionista especializada em Terapia Nutricional para fazer um diagnóstico do estado nutricional e definir as suas necessidades dietéticas. A cada mês, esse plano terapêutico é realinhado de acordo com a evolução do paciente. O grande diferencial do nosso trabalho é oferecer essa assistência de forma humanizada, com profissionais experientes na área de Nutrição, de forma a atender às demandas do paciente, da família e da equipe de saúde assistente. Os cuidados necessários para alcançar bons resultados são: a orientação dos cuidadores de como armazenar os produtos, como administrar a dieta e alertar sobre as possíveis intercorrências. Dispomos de uma enfermeira especializada para atendimento domiciliar a fim de orientar sobre os cuidados com as sondas e ostomias alimentares.

Como é a estrutura do TNC-GAN?

O TNC-GAN conta com 52 colaboradores, considerando os técnicos e administrativos, além de outros terceirizados para o setor de logística. A empresa já recebeu a premiação Bronze no Prêmio Qualidade Rio (PQ-Rio), lançado pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro em 1999. Atualmente, estamos iniciando o processo de acreditação no Inmetro.
Como a senhora vê o atendimento nutricional domiciliar no futuro?Considerando o crescente envelhecimento da nossa população e o consequente impacto sobre a incidência e prevalência das doenças crônicas, a falta de leitos hospitalares, tanto no setor público como no privado, e os elevados custos da internação hospitalar, o atendimento domiciliar especializado e pontual terá um espaço cada vez maior na nossa sociedade.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo