Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é terapia de nutrição enteral domiciliar

nutricao-domiciliar copy

Em determinadas situações, alguns pacientes precisam continuar com a alimentação via sonda após receberem alta hospitalar. Porém, o cuidado precisa ser o mesmo ou até maior do que o aplicado no hospital.

A importância da nutrição enteral bem aplicada ao paciente proporciona maior resistência do organismo contra a enfermidade, melhora o fluxo de nutrientes absorvidos pelo corpo e aumenta a imunidade contra outras doenças.

Afinal, o que é a terapia de nutrição enteral domiciliar?

O processo de nutrição enteral se dá quando a alimentação no seu modo convencional, já não é tão eficiente a ponto de absorver os nutrientes necessários para reabilitar o corpo, especialmente em pacientes com doenças crônicas. Essa terapia pode ser feita utilizando uma sonda nasoenteral (um tubo fino e macio introduzido pelo nariz) que alcança até o estômago do indivíduo ou o intestino, dependendo da necessidade. Ou através da realização de uma gastrostomia ou jejunostomia (procedimento cirúrgico para a fixação de uma sonda alimentar no estômago ou intestino, respectivamente).

Pela sonda, é introduzida a nutrição enteral, que pode apresenta-se de duas maneiras: a industrializada, uma dieta pronta, completa em nutrientes e balanceada ou a dieta caseira, preparada a base de alimentos liquidificados e coados e que deverá ser preparada seguindo uma série de recomendações, a fim de evitar contaminação.Na industrializada há mínimas chances de contaminação. A dieta industrializada pode ser encontrada em duas formas: líquida pronta para o consumo ou em pó para ser diluída em água.

A dieta usada na terapia é prescrita por um nutricionista que adequa os alimentos para serem consumidos pelo paciente mediante a patologia clínica e o estado de saúde. Uma das indicações desta terapia está relacionada a problemas de deglutição alimentar, desnutrição, pacientes em tratamento oncológico ou distúrbios gastrintestinais e neurológicos.

A nutrição enteral, tem como objetivo evitar a reinternação do paciente, reduzir a taxa de morbimortalidade e minimizar as dificuldades decorrentes de complicações ou outros sintomas que podem ocorrer por conta da enfermidade.

Além de oferecer um fluxo de substâncias saudáveis mais rápido para ser absorvido pelo corpo, a terapia apresenta muitos benefícios com o passar do tempo. A melhora do estado nutricional, é a vantagem principal. Entretanto, o paciente também evita contrair infecções hospitalares, reduz custos, aperfeiçoa o funcionamento de órgãos do sistema digestivo, supre as necessidades nutricionais diárias do indivíduo com mais eficiência e previne o surgimento de alterações metabólicas quando a terapia é bem aplicada, especialmente em pacientes infantis e idosos.

Por abrir espaço para um contato mais próximo de quem precisa do tratamento, a terapia de nutrição enteral domiciliar contribui de forma eficaz na melhora da qualidade de vida. Porém, sendo feita com cuidados necessários, a terapia reduz custos que seriam gastos em outras circunstâncias.

Caso tenha alguma dúvida em como usar a metodologia ou outras questões relacionadas, você pode entrar em contato conosco através do Prodiet em Casa.

O Prodiet em Casa, é um programa facilitador com uma estrutura completa pensada para atender cuidadores, familiares e pacientes de um jeito especial, orientando e fornecendo instruções técnicas de forma pessoal e muito clara.

Para entrar em contato é simples. Basta mandar um e-mail para [email protected] ou ligar para o número 0800 702 8845 de segunda a sexta-feira.

Temos uma equipe capacitada para tirar todas as suas dúvidas!

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo