Pesquisar
Close this search box.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

 

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Hoje, 31 de março, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. A data também foi escolhida para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Por isso, nossa matéria da semana não será sobre algum estudo ou descoberta na área de nutrição, mas sim sobre a Prodiet Nutrição Clínica e seu importante papel no mercado de Nutrição Enteral (NE) e na vida de muitos pacientes, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.

A Prodiet entrou no mercado em 2005 com o objetivo, inicialmente, de atingir uma parcela da população que, por algum motivo, teve sua capacidade de se alimentar de forma convencional interrompida. De acordo com a diretora Técnica da Prodiet, Ana Paula Celes, o cuidado no desenvolvimento desses produtos passa não só pela qualidade, mas pela humanização que está envolvida na nutrição de quem precisa de cuidados específicos. “Desenvolvemos produtos para a vida e sabemos que estamos tratando de momentos especiais. Vamos além do produto em si”, comenta.

Um dos exemplos disso, segundo Ana Paula, foi a estrutura especial pensada para orientar, de forma personalizada e muito clara, aqueles que querem falar com a empresa. “Desenvolvemos um canal de relacionamento com os usuários de produtos Prodiet por meio do Prodiet em Casa, pelo qual cuidadores, familiares, pacientes e profissionais recebem orientação de profissionais especialistas em nutrição”, explica. A mais recente ação da Prodiet foi com o objetivo de orientar cuidadores, em uma série de vídeos do projeto “Cuidado em Foco”. Nele, a protagonista Marta Marisa Cunha, conta sua experiência como cuidadora de seu esposo durante quatro anos. A história é inspiradora e tem ajudado diversas pessoas.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Produtos – A Prodiet acredita no poder que a nutrição tem de fomentar o bem-estar e atuar na recuperação de pacientes. Por isso, desenvolve uma linha completa de produtos para nutrição clínica destinados às mais diversas necessidades. São eles:

  • Misturas de proteínas que formam um excelente perfil aminocídico, proporcionando aumento na concentração de aminoácidos circulantes e síntese proteica, beneficiando o paciente na promoção e crescimento muscular (maior retenção nitrogenada);
  • Frações lipídicas de acordo com as mais recentes recomendações internacionais: tal ação corrige e previne os quadros de dislipidemias;
  • Substituição da sacarose por um agente dulçor denominado sucralose, que possibilita doses 600 vezes menores que a sacarose;
  • Utilização de fibras solúveis com propriedades bioativas e função prebiótica capaz de produzir efeitos fisiológicos na saúde ambiental do intestino;
  • Uso de ingredientes especiais associados ao conjunto nutricional de suas formulações, aumentando a efetividade das demandas nutricionais especificas.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Histórico – A Prodiet nasceu da ação empreendedora do sr. Armando Tortelli, um empresário estabelecido no seguimento de distribuição de medicamentos no mercado brasileiro. Em 2005, foi iniciado o projeto Prodiet Nutrição Clínica, uma empresa 100% nacional focada no desenvolvimento de produtos nutricionais para o mercado de Nutrição Enteral (NE). “Nosso projeto foi construído sob uma base de produtos inovadores, trazendo à linha ingredientes nutricionais que permitam ofertar ao mercado fórmulas atualizadas”, avalia a diretora Técnica da Prodiet, Ana Paula Celes.

A produção começou com a comercialização no mercado brasileiro, em junho de 2007, com as marcas guarda-chuvas: Trophic (Trophic Basic, Trophic 1.5 e Trophic Fiber), nas apresentações liquidas e em pós, indicados para a melhoria ou manutenção do estado nutricional de pacientes com distúrbios alimentares e desnutrição; e Energyzip (baunilha, chocolate e morango), um suplemento calórico enriquecido com proteínas e vitaminas de prático uso. Após seis meses, foram agregadas à linha as dietas para fins especiais, como Diamax (diabetes), Hdmax (pacientes em diálise) e Peptimax, para distúrbios gastrointestinais.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Processo produtivo – Visando à qualidade e segurança dos produtos desenvolvidos, bem como atender aos requisitos regulatórios do mercado brasileiro e internacional, os processos são constituídos em parcerias com universidades brasileiras, centro de pesquisas internacionais, plantas pilotos, pesquisa experimental e clínica.

De acordo com Ana Paula, ao longo dos seus 13 anos, a Prodiet tem atuado nos estudos de novos produtos mantendo a inovação nutricional e tecnológica. “Contamos atualmente com 30 produtos que atendem ao mercado brasileiro e internacional, além de outros cinco em desenvolvimento, o que nos permite estar presente nos segmentos de Nutrição Enteral (adulto e criança), Nutrição Infantil (alergias alimentares), Medical Foods (Terapêuticos), e complementos alimentares (lácteos).”

Qualidade garantida – O desenvolvimento e melhorias de produtos estão fortemente relacionados a processos de produção e tecnologia. Neste campo, comenta Ana Paula, a Prodiet tem atuado fortemente. “Inauguramos em 2016 uma unidade fabril própria e estamos atualmente no projeto de sua expansão. Além disso, nossa parceria com centros de pesquisas e seus comitês de ética (CEP), permite que atuemos com pesquisas clínica e experimental, que visam medir os parâmetros de segurança e eficácia de nossos produtos”, explica.

Leia aqui sobre as Boas Práticas de Fabricação da Prodiet

Para finalizar, Ana Paula destaca um dos campos mais importantes da Nutrição Enteral: o desenvolvimento e inovação de produtos de acordo com as tendências e avanços nutricionais. “O processo de desenvolvimento de um produto é multidisciplinar. A base de novos produtos está sob a ótica das tendências e avanços nutricionais, sejam estes em contexto global ou de ingredientes. Soma-se ainda o fato de atuarmos em um segmento regulado, e esses processos precisam estar em sinergia com as diretrizes regulatórias nacionais e internacionais.”

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo