Pesquisar
Close this search box.

Cuidados nutricionais e o uso de antirretrovirais

Desde o surgimento da terapia com antirretrovirais, a infecção pelo HIV tem sido considerada potencialmente controlável, o que contribuiu de forma bastante positiva para a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. Porém, a adesão ao tratamento engloba também outras medidas de prevenção e controle, que demandam, muitas vezes, mudanças comportamentais e alimentares.

De acordo com Andrea Zumbine, diretora do serviço de Nutrição do Hospital Emílio Ribas de São Paulo, e Roberta Camargo, nutricionista-chefe do setor de Nutrição Clínica da mesma instituição, pacientes que vivem com HIV devem ter uma alimentação balanceada e saudável igual à população em geral, mantendo um equilíbrio entre qualidade, quantidade e variedade, evitando álcool, fumo e drogas, para que o organismo reaja melhor às infecções.

“As pessoas que vivem com HIV são mais propensas a problemas de saúde. Portanto, os cuidados com a higiene, tanto no preparo quanto no consumo, são essenciais para evitar doenças veiculadas através da alimentação”, alerta Andrea Zuimbine .

Segundo Roberta Camargo, somente a alimentação não é capaz de melhorar os níveis de T-CD4 (células de defesa do organismo), mas alguns nutrientes ajudam a manter o sistema imunológico funcionando muito mais forte. São eles: alimentos que apresentam em sua composição as vitaminas A (cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde escuro), C (frutas cítricas, laranja, limão, morango, kiwi, mamão papaia, acerola, e pimentas vermelhas, brócolis e couve-de-bruxelas), E (óleos vegetais, germe de trigo, girassol, soja, ovos, abacate), ácido fólico (feijão, amêndoa, amendoim, lentilhas, cereais, milho, soja, leite), juntamente com os minerais, como selênio (castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves) e zinco (carnes, peixes, incluindo ostras e crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes).

Outra questão é a interferência de alguns antirretrovirais no processo de absorção de nutrientes, ou ainda, o comprometimento da potencialidade de algumas drogas em razão da ingestão de determinados alimentos. Veja exemplos no quadro a seguir:

Outros problemas comuns em pacientes com HIV são perda ou ganho de peso, falta de apetite, náuseas e vômitos, feridas na boca e/ou dor ao engolir, boca seca, azia, gases, febre e suores noturnos, constipação, triglicérides e colesterol altos, Síndrome da Lipodistrofia, entre outros. Saiba quais os cuidados nutricionais recomendados na prevenção desses sintomas clicando aqui.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo