Pesquisar
Close this search box.

Cuidado com as dietas “malucas” para o verão

Existe fórmula para ficar com um corpo em forma no verão se ele já chegou? Como correr atrás do prejuízo sem riscos para a saúde? Infelizmente, esta fórmula mágica ainda não foi descoberta e quando o tempo é curto dietas “malucas” que prometem reduzir quilos do peso corporal em dias viram sucesso na internet. “Para emagrecer de forma saudável não pode ter pressa. A combinação atividade física mais alimentação saudável é infalível”, explica Serena del Favera, nutricionista do Hospital Albert Einstein.

Porém, de acordo com especialistas, há diferença entre emagrecer e perder peso. O primeiro é saudável, enquanto o segundo, não. As dietas mais “malucas” são aquelas que restringem drasticamente algum tipo de alimento, como a dieta sem carboidrato e a dieta com baixa ingestão calórica, ou seja, comer muito pouco, abaixo do que o organismo necessita, para que este déficit calórico gere uma perda de peso. Estas dietas fazem com que a pessoa até perca peso, mas não emagreça, pois o corpo precisa da energia proveniente dos alimentos, principalmente dos carboidratos para conseguir “queimar” gordura. Somando-se ao fato da pessoa não emagrecer, o indivíduo com dieta sem carboidrato ou muito restrita fica mal humorado e sem energia para trabalhar e fazer exercício físico, podendo até desmaiar.

Ficar sem se alimentar por muito tempo prejudica o funcionamento do corpo, pois ele passa a funcionar de maneira mais lenta e começa a estocar energia provocando efeito contrário ao desejado, em vez de emagrecer, a pessoa passa a ganhar mais peso. Além disso, as pessoas que fazem essas dietas rígidas tendem a perder o raciocínio, terem dores de cabeça, tontura, e também podem desenvolver fraqueza nas unhas, cabelos e pele. Sem falar que depois de parada a dieta, a pessoa engorda o dobro, sofrendo o tão temido efeito sanfona.

O “segredo”, então, é que não há “segredo”. Para emagrecer com saúde é preciso procurar um médico e/ou nutricionista para que ele possa elaborar um cardápio de acordo com a necessidade individual e praticar atividades físicas regularmente. Dessa forma, o organismo vai assimilando aos poucos a dieta e as atividades físicas ajudam a firmar os músculos, a pele e ainda potencializam a perda de peso.

Fontes: Blog Hospital Albert Einstein e Terra

 

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo