Pesquisar
Close this search box.

Consumo de frutas X diabetes

As frutas são um grande aliado da alimentação e vida saudável de qualquer pessoa. Contribuem para um bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o organismo de vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, auxiliam na redução dos níveis de colesterol, glicemia, e também previnem a doença de Alzheimer, entre outros.

Além de todos os benefícios preventivos que as frutas podem trazer, elas também são muito importantes na vida das pessoas com diabetes. A nutricionista Danyela Gerolin ressalta que é preciso considerar estes alimentos na refeição diária dos diabéticos: “As frutas contém fibras que não são absorvidas e digeridas, o que facilita o funcionamento intestinal e torna a absorção da glicose mais lenta, contribuindo no controle glicêmico.”

Saber exatamente quais as variedades e a quantidade ideal pode fazer muita diferença na hora de se alimentar, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário deve ser de no mínimo 5 porções diárias.

As frutas podem ser variadas e o que deve se levar em consideração é a orientação da porção a ser consumida, pois a quantidade exagerada é a principal causa da elevação glicêmica, como por exemplo um suco de laranja.

O recomendado também é consumir uma porção de frutas sempre acompanhada de uma proteína ou gordura de boa qualidade, pois o consumo de uma porção de frutas no lanche, pode significar uma “super injeção” de açúcar no sangue, um pico glicêmico, seguido de uma queda brusca que pode acarretar fome fora de hora.

A melancia é uma das frutas com o IG (índice glicêmico) mais elevado, mas se for consumida com um punhado de mix de castanhas terá seu IG diminuído, assim também o Kiwi com um pote de iogurte.

As frutas consumidas in natura e em quantidades adequadas tem um papel fundamental para a nutrição do organismo, por isso, elas são também essenciais para a qualidade de vida dos diabéticos. Investir de forma mais adequada na alimentação é sempre o mais recomendado.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo