Pesquisar
Close this search box.

Como os probióticos e prebióticos ajudam você a viver melhor

Manter o bom funcionamento do intestino é um passo importante para garantir a saúde do corpo como um todo. Um intestino saudável facilita a perda de peso, aumenta a imunidade e reduz o número de infecções. E para auxiliar nessas funções intestinais é que devemos ingerir alimentos ricos em probióticos e prebióticos. Mas o que são e onde encontrá-los?

Os probióticos são micro-organismos vivos que estimulam a proliferação de bactérias benéficas, reforçando os mecanismos naturais de defesa do organismo. A especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterápica Francine da Silva Gonçalves explica que os Lactobacillus e Bifidobacterium são as bactérias mais conhecidas com a função de probióticos, que podem ser inclusos em medicamentos, suplementos dietéticos e alimentos derivados do leite.

Já os prebióticos são alimentos que não sofrem digestão, pois sua configuração molecular é resistente à ação das enzimas digestivas e servem para nutrir os micro-organismos que povoam o intestino dos seres humanos, favorecendo a multiplicação de bactérias benéficas. Entre os principais, há o fruto-oligossacarídeos – FOS e a inulina, ambos encontrados em alimentos de origem vegetal.

Entre os benefícios dos probióticos e prebióticos, Francine cita o controle da microbiota intestinal, diminuição da população de bactérias maléficas no nosso organismo, melhora da digestão da lactose, aumento da absorção de minerais e vitaminas, diminuição do risco de câncer colorretal, redução da atividade ulcerativa da H.pylori, entre outros.

“Estudos recentes apontam a importância de utilizar os pre e probióticos em pacientes críticos, pois estes estão mais susceptíveis a infecções. Na maioria dos casos, eles acabam ficando um período em jejum e desenvolvem uma flora com bactérias maléficas, que utilizam as paredes intestinais para migrarem para a corrente sanguínea, por exemplo”, explica a nutricionista. E complementa que os pre e probióticos garantem a manutenção da flora intestinal saudável, auxiliando na melhora da imunidade e na redução das infecções e das diarreias agudas causadas pelo uso contínuo de antimicrobianos.

No entanto, é preciso fazer uma análise individual de cada paciente crítico antes de fazer a prescrição e indicação de qualquer dieta, alerta a especialista. “Eles são excelentes no auxílio ao combate à diarreia aguda, porém, a primeira coisa a se fazer é descobrir qual a etiologia da diarreia, para definir qual a melhor conduta.” Além disso, deve se atentar para a tolerância de cada paciente, uma vez que os prebióticos e probióticos podem causar desconforto gástrico e gases em alguns casos.

Por fim, Francine destaca a importância de estimular o consumo desses alimentos, mas salienta que é primordial consultar um especialista para saber exatamente qual a fonte dessas substâncias mais indicada para cada indivíduo. E lembra que a garantia de vida saudável depende, ainda, de elementos como atividade física, hereditariedade, influência do meio ambiente e estilo de vida.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo