Pesquisar
Close this search box.

Bichos que curam

Conheça a terapia assistida com animais

O princípio é simples: os bichos servem como mediadores entre pacientes e agentes de saúde, auxiliando a melhora de funções motoras, comunicativas e de sociabilização. A terapia com animais é um curioso e recente método para tratamento de diferentes doenças e casos clínicos. As técnicas usadas por psicólogos, veterinários e fisioterapeutas foram se aprimorando com o tempo e hoje os benefícios da chamada pet terapia são mais conhecidos e difundidos.

Com os idosos, as vantagens dessa terapia têm sido facilmente notadas. Sabe-se que o animal proporciona a melhora da autoestima devido ao contato físico e ao despertar do senso de responsabilidade. Outros pacientes potenciais são os autistas. A pet terapia proporciona melhora na capacidade de comunicação e na sensibilidade, dois fatores chave para esses pacientes que, em geral, têm dificuldades na fala e aversão ao toque. Para esses casos, os bichos terapeutas precisam ser de maior porte, como cachorros labradores, que são mais tolerantes a puxões no rabo ou orelha.

Outra espécie terapeuta, indicada para quem precisa melhorar a postura, ter mais equilíbrio e coordenação motora, é o cavalo. Aliás, a equinoterapia é a modalidade mais antiga de tratamento médico com animais. Os cavalos são ótimos no trabalho de recuperação de perdas motoras, pois contribuem para o desenvolvimento do tônus muscular e flexibilidade.

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo