fbpx

Blog Nutrição e Saúde

    Sem categoria

Benefícios da proteína da soja

Carne de soja ou PTS? Proteína da soja isolada ou concentrada? Com tantas nomenclaturas no mercado parece difícil saber quais os benefícios da proteína da soja. Fato é que esta proteína vegetal não é somente um ótimo substituto para pessoas que não podem ou desejam ingerir proteína de origem animal, ela também é completa em termos de aminoácidos e vitaminas.

benefícios da proteína de soja

Quer saber o que é a proteína da soja? Vem comigo!

Em um primeiro momento é preciso entender o que é a proteína e como ela reage no corpo humano. As proteínas são moléculas de aminoácidos que possuem diversas funções no organismo como transporte de oxigênio, manutenção do sistema imunológico e hormonal e o mais conhecido, a atuação na contração muscular.

A estrutura bioquímica da musculatura humana é composta por proteínas, e a interação de duas delas (miosina e actina) é o que permite esta contração dos músculos, que por sua vez são responsáveis por movimentos que fazemos em nosso dia a dia.

Por estar presente em grande quantidade no organismo e ser responsável por boa parte da força e vigor necessários para o dia a dia, a proteína é considerada um macronutriente e junto com os lipídios e carboidratos devem estar presentes na alimentação do dia a dia para a boa manutenção da saúde. As proteínas mais conhecidas são aquelas de origem animal, presentes alimentos como carne de frango, peixe, ovos e leite.

Proteína vegetal

Considerando que a proteína é um macronutriente, para pessoas que não desejam ou não podem comer comidas de origem animal, as proteínas vegetais são uma alternativa. A diferença entre a proteína animal e a vegetal está em sua composição e na quantidade de aminoácidos em suas moléculas. É importante ressaltar que, apesar da proteína animal ter uma maior quantidade de aminoácidos, a proteína vegetal segue como uma alternativa de significativa relevância para o consumo deste macronutriente. Em termos de composição química, a proteína vegetal que mais se aproxima da proteína de origem animal é a proveniente da soja.

Considerada um super alimento, a soja é produzida em abundância no Brasil devido ao clima tropical. Sua origem é chinesa, e chegou ao nosso país no século XIX, inicialmente destinada a alimentação animal. Além de seu alto nível de proteína, a soja in natura também possui lipídios e carboidratos, além de micronutrientes como vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio.

Proteína da soja

A proteína de soja ganhou popularidade no mundo após os anos 70, quando as dietas a base de alimentos vegetais também cresceram. Esta popularidade vai além da versatilidade do seu preparo, que evoluiu ao longo dos anos, mas também da proximidade com a composição da proteína de origem animal.

Hoje em dia, a proteína de soja mais pura está disponível no mercado em seu formato concentrado, isolado ou texturizada, sendo cada um com um objetivo diferente

  • A proteína concentrada da soja é produzida por meio de um processo de retirada da gordura do grão descascado da soja. Por meio deste processo é possível manter a maior parte das fibras e outros nutrientes.
  • A proteína texturizada da soja ou PTS, também conhecida como carne de soja, é uma das formas mais populares da proteína de soja. Neste caso, após descascar o grão, a polpa é separada e moída, formando o farelo de soja. A seguir, esta proteína por um processo que combina altas temperaturas com umidificação e por fim ela ganha o aspecto peculiar da proteína texturizada. Em sua versão granulada ela pode ser utilizada em hamburgueres, almondegas e outras receitas.
  • Por último e não menos importante, a proteína isolada de soja é uma das suas formas mais puras. Contendo de 90% a 100% de proteína ela tem seus carboidratos e lipídios reduzidos, bem como o colesterol. Também é utilizada por adeptos do veganismo e vegetarianismo como um substituto do whey protein, proteína isolada do leite.

Quais os benefícios da proteína da soja?

Devido aos seus componentes, a proteína de soja é considerada de alto valor biológico. Além de sua versatilidade na culinária, bem como na suplementação, o consumo desta proteína tem benefícios para construção de massa muscular. A leucina, presente em sua composição, auxilia na síntese muscular da proteína, principalmente anterior a um treino de impacto.

Para mulheres, alguns estudos indicam até mesmo a redução dos sintomas da menopausa, bem como uma boa regulação hormonal. As fibras presentes nesta proteína também são benéficas, tendo inclusive papel na quebra das moléculas de colesterol e na absorção intestinal.

Além da suplementação, para pessoas em risco nutricional ou ainda que fazem uso das vias alternativas de alimentação, portanto é perceptível que a proteína da soja, principalmente em seu estado isolado, é uma aliada. Quando unida a outros macronutrientes como os lipídios e carboidratos, a proteína de soja auxilia da recuperação da saúde, além da sua boa manutenção.

A linha Trophic de alimentação enteral possui algumas opções com a proteína isolada de soja. O Trophic Soya é perfeito para quem deseja ter a proteína da soja em sua alimentação do dia a dia. O Trophic Soya Dose Única vem na porção ideal para uma refeição completa e equilibrada em nutrientes. A novidade é o Trophic Soya 1.5 que, além de todos os benefícios da proteína de soja, também é hipercalórico, perfeito para ganho de peso e manutenção de estado nutricional.

Acreditamos que você também vai gostar desta leitura! https://prodiet.com.br/blog/2022/04/13/beneficios-da-soja-desvendando-a-riqueza-nutric/

 

POSTS RELACIONADOS