Pesquisar
Close this search box.

Altas temperaturas podem diminuir energia e apetite no Verão

Hidratação, atividades físicas leves e suplementação oral são indicadas por especialistas para driblar essa condição

Há quem ame e quem odeie. Mas no geral, o Verão é uma estação querida e muito aguardada pelos fãs de praias e esportes ao ar livre. Porém, mesmo para os fãs da estação mais quente do ano, ela também pode ser encarada como um grande desafio diário. Isso porque a famosa moleza causada pelo clima quente deixa muita gente mais preguiçosa e sem disposição para enfrentar a rotina. Outro problema comum em dias quentes é a falta de apetite.

A falta de energia está relacionada a diferentes processos metabólicos, principalmente à queda da pressão arterial, pois as altas temperaturas provocam maior dilatação dos vasos e menor resistência para o sangue circular pelo corpo.

Apetite

As temperaturas elevadas têm influência direta no apetite, já que o corpo já não precisa mais de tanta energia para regular a temperatura, como acontece no inverno, por exemplo. Além disso, nesse período, o corpo procura mais hidratação do que saciedade, o que leva a um consumo maior de líquidos do que de sólidos.

Por isso, o consumo de frutas e sucos é muito importante no Verão, porque ajudam a regular a temperatura, impedindo que ela suba demais, além de hidratar e saciar.

Já falamos aqui  sobre algumas condições que alteram o apetite e causam perda da massa muscular entre doentes crônicos e idosos. No verão, esse quadro pode piorar. Uma forma de evitar que estas perdas indesejadas aconteçam é acrescentar a ingestão de suplementos alimentares ao longo do dia.

Para quem não está conseguindo se alimentar por redução do apetite, os suplementos prontos para beber podem auxiliar muito na alimentação saudável, uma vez que apresentam na composição calorias, vitaminas e proteínas, ideal para quem precisa de um maior aporte calórico. Também podem ajudar no ganho de peso, na melhoria do apetite e no aumento da força muscular  

Mais energia no dia a dia

Alguns especialistas indicam a prática de atividades físicas leves, já que o cansaço promovido pelo exercício melhora a qualidade do sono.

Para driblar a indisposição, a adoção de hábitos alimentares saudáveis também é um caminho indicado, incluindo principalmente frutas, verduras e muita água.

Para que essas soluções sejam mais eficazes e os efeitos do desgaste do verão sejam minimizados, é necessário estar sempre bem hidratado, além de usar roupas leves durante o dia para facilitar a transpiração do corpo.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo