Pesquisar
Close this search box.

Alimentação pode interferir na saúde ocular

A adoção de uma alimentação saudável não previne somente doenças do coração, rins e outros órgãos vitais. De acordo com a nutricionista Fabiela Mafissoni, uma dieta equilibrada é a melhor maneira para cuidar também dos olhos. Isso porque certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento ocular e até a catarata.

“Contra a degeneração macular, problema relacionado à idade, o ‘aliado’ dos olhos é o ômega-3, presente principalmente nos peixes e oleaginosas”, comenta. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, na Austrália, altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento da doença. Outro problema na visão que pode ser prevenido por meio do consumo de ômega-3 é a secura dos olhos, cujas gorduras benéficas ajudam na lubrificação do globo ocular.

Segunda a nutricionista, os radicais livres, que danificam as células do corpo, atingem também os olhos, causando, entre outros males, o estresse oxidativo. “A melhor forma de prevenção é o consumo de alimentos com poderes antioxidantes, que protegem o desenvolvimento e progressão de problemas já existentes. Como exemplos, a vitamina A (presente na cenoura, abóbora, tomate, fígado de boi, leite, ovos, entre outros), Niacina (amendoim, salmão, atum), Riblofavina (fígado, leite, carne bovina), Tiamina (cereais integrais, farinha de aveia, carnes, nozes), Folato (brócolis, espinafre, tomate), vitamina E (óleos vegetais, gérmen de trigo), ômega 3 (salmão, atum, sardinha)  e vitamina B12 (peixes, ovos, carnes, cereais integrais)”, detalha.

Catarata – Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB – International Agency for Prevention of Blindness), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo e, para 50% das pessoas acometidas por catarata, ela é tão prejudicial a ponto de prejudicar a visão. “Durante um trabalho que realizo especificamente sobre a influência da alimentação no tratamento de catarata, entrei em contato com um estudo realizado na Índia por uma equipe liderada pelo médico americano David Gritz, em 2006, analisando os efeitos da suplementação de antioxidantes em pacientes com a doença. Tal estudo mostrou que uma intervenção em grande escala poderia retardar o início da catarata em até 10 anos e a necessidade de cirurgia poderia diminuir em até 45%”, conta.

Atraentes aos olhos, mas não saudáveis – Muitos alimentos que agradam ao paladar visualmente podem ser extremamente prejudiciais à saúde ocular. Sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral, aumentam o risco de hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos. Estas disfunções, além de causar uma série de outras reações, interferem diretamente na saúde visual. “Além disso, os diabéticos que não controlam os níveis de glicose no sangue são os principais alvos de lesões que, no transcorrer do tempo, causam a cegueira. O indicado, para diabéticos ou não, é uma alimentação com índice glicêmico baixo, ou seja, consumir alimentos que não disparam rapidamente as taxas de açúcar no sangue”, finaliza a nutricionista.

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo