Pesquisar
Close this search box.

3 nutrientes que ajudam no envelhecimento saudável

No Brasil, o número de idosos é cada vez maior e o que vemos é uma geração mais positiva e saudável em relação ao envelhecimento. Quando o assunto é bem-estar na terceira idade, a alimentação saudável está entre os principais pilares. Por isso, vamos falar de três nutrientes que ajudam na manutenção da saúde dos idosos para um envelhecimento saudável.

Cálcio: Este nutriente é essencial para o fortalecimento dos ossos e evitar o aparecimento da osteoporose. O cálcio também auxilia na regulação da coagulação e no pH sanguíneo, evitando complicações como a acidose. Ele pode ser encontrado no leite, gergelim, brócolis e outros vegetais verde-escuro.

Vitamina D: esta vitamina tem papel essencial para a saúde dos ossos, dos músculos, é reguladora do sistema imune, contribui para a saúde cardiovascular, além de muitas outras funções. A vitamina D é produzida na pele por meio da exposição solar. Além da exposição solar, a ingestão alimentar também pode contribuir com o aumento da concentração de vitamina D, que pode ser encontrada em óleo de fígado de peixe, frutos do mar e derivados do leite.

Selênio: Um antioxidante poderoso, o selênio combate processos inflamatórios no organismo. Ele também auxilia na tireoide, pois é um ativador da produção de hormônios. O selênio é encontrado principalmente em castanhas do Brasil, mas também pode ser encontrado na gema do ovo e no frango cozido.

Já os alimentos que devem ser evitados para os idosos, boa parte deles estão presentes em grandes quantidades em alimentos ultra processados, industrializados e fast-food. Conheça três nutrientes que podem prejudicar a saúde dos idosos quando consumidos de forma excessiva:

Sódio: Um dos vilões da hipertensão deve ser consumido com cautela na terceira idade. O consumo excessivo de sódio pode também afetar as funções renais, bem como a sua presença na corrente sanguínea altera a sensação de sede, o que por sua vez, leva a desidratação.

Açúcar: Este é o principal causador da diabetes tipo 2, uma doença sistêmica que é cada vez mais comum na terceira idade. Além disso, estudos indicam que o alto consumo de açúcar pode afetar a memória.

Gordura: Em pequenas quantidades, a gordura é uma fonte de energia. Porém o consumo excessivo pode causar problemas cardiovasculares, aumento do risco de infarto e derrame.
É possível perceber que muito do envelhecimento saudável e da busca do bem-estar na terceira idade estão ligados ao consumo de alimentos mais naturais, uma vez que os melhores nutrientes estão presentes neles.

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo