...

Alimentação adequada é a principal aliada à prevenção da osteoporose

“A osteoporose é uma doença geriátrica que começa na pediatria”, define a médica reumatologista Vera Szejnfeld*. De acordo com ela, a prevenção desde a infância é fundamental para evitar o surgimento da osteoporose. A doença é caracterizada pela perda da massa óssea, que deixa os ossos porosos e frágeis, podendo ser fraturados com facilidade.

Devido às variações hormonais, as mulheres estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da osteoporose. Segundo Vera, na faixa dos 60 anos, seis mulheres para cada homem têm a doença. Já na faixa dos 70 anos, são duas mulheres para cada homem. A médica reumatologista indica que mulheres a partir dos 45 anos e homens a partir dos 50 façam o exame de densitometria óssea, pois a partir dele é possível diagnosticar a osteoporose e verificar o risco de fratura dos ossos. O acompanhamento da terapia pode ser realizado com uma densitometria a cada dois anos.

A principal aliada do combate à doença é a alimentação. Fontes de cálcio e vitamina D têm papel fundamental para a prevenção e o controle da doença. Os alimentos mais comuns que possuem cálcio na composição são o leite e seus derivados, além dos vegetais verdes como a couve-flor, brócolis, alface e rúcula. A reumatologista alerta, porém, para a necessidade de expor braços e pernas ao sol, pois os raios solares diretamente nestes membros contribuem para a produção de vitamina D pelo organismo.

Apesar das outras opções, Vera ressalta que o leite é o alimento mais indicado para a ingestão de cálcio. “O leite tem grande quantidade de cálcio e é mais bem absorvido. Para ingerir a mesma quantidade de cálcio que contém em um copo de leite, é preciso comer grandes quantidades de brócolis”, exemplifica. A médica reumatologista explica que os vegetais verdes possuem fitatos, que inibem a absorção total do cálcio presente e, por isso, não apresentam a mesma eficácia.

O papel da vitamina D na prevenção e no controle da osteoporose se dá pela maior absorção do cálcio. Vera recomenda que pessoas de todas as faixas etárias exponham braços e pernas ao sol durante 15 minutos, todos os dias. “Não é indicado passar protetor solar, pois o mesmo inibe a produção de vitamina D. Devido ao pouco tempo de exposição, o sol não é prejudicial para a pele”, comenta. Salmão, atum, sardinha e ovo também são exemplos de alimentos fonte de vitamina D, mas que são mais difíceis de serem consumidos diariamente.

A médica reumatologista pede atenção à prevenção. “A osteoporose é silenciosa. Os sintomas aparecem quando a doença já está em fase avançada. Por isso, é preciso ter uma alimentação adequada, além de hábitos saudáveis, como com a prática de exercícios físicos regularmente”, ressalta.

*Professora adjunta da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina


“

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Skip to content Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.