fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Segurança dos alimentos

A alimentação e a nutrição em geral são temas amplos e seus estudos permeiam ideias de longevidade, saúde e bem-estar. Por sua vez, a nutrição tem em suas bases a segurança dos alimentos. Do campo às embalagens, este conceito é a garantia de que todos os processos estão adequados para a segurança de todos que consomem este alimento.

Neste blog você vai saber mais sobre a segurança dos alimentos e como alguns dos principais certificados de segurança industrial funcionam. Vamos lá?

Segurança dos alimentos x Segurança alimentar

O conceito de segurança dos alimentos permeia nossa história desde sempre. Padrões de comportamento, preparo, armazenamento e higienização dos alimentos já eram vistos na sociedade antiga no intuito de melhorar a segurança dos alimentos. Os avanços da microbiologia, a partir de estudos de Appert e Pasteur, foram marcantes para chegarmos ao que conhecemos hoje como segurança dos alimentos.

Chamamos então segurança dos alimentos tudo o que se refere à garantia de qualidade e segurança para consumo, dentro de todas as etapas na indústria alimentícia. Ou seja, a segurança dos alimentos permeia desde a produção da matéria prima até a chegada deste alimento na mesa do consumidor, de forma que, ele tenha a tranquilidade de estar ingerindo algo que não irá lhe afetar a saúde, tampouco causar doenças.

Um conceito que pode gerar dúvidas, devido ao fato de suas nomenclaturas serem parecidas é a segurança alimentar. A segurança alimentar não se trata de uma garantia de qualidade, e sim, do acesso de toda a população à quantidades adequadas de alimento de qualidade. Portanto, a segurança alimentar é um conceito que permeia outras áreas como a políticas públicas e estudos da sociologia.

Aqui, vamos nos ater à segurança dos alimentos.

Em 2021 a ONU divulgou que no mundo, anualmente, ocorrem 600 milhões de doenças causadas por alimentos contaminados, e em 2022 chamou a atenção da relação entre o consumo de um alimento seguro e a saúde. Fato é que a segurança dos alimentos é algo que exige o controle da sua produção, manejo, transporte, conservação e até mesmo o preparo, uma vez que, um alimento pode ser contaminado em qualquer uma destas etapas.

Sendo assim, é possível perceber que existem muitos papéis essenciais para a segurança dos alimentos em seus mais diversos processos e estágios, sendo um dos seus pilares a indústria alimentícia.

A qualidade de um alimento é medida, entre outros atributos, por sua segurança. Ou seja, um alimento de qualidade, além de seus macronutrientes e micronutrientes adequados, também devem estar dentro de parâmetros de segurança. Considerando que a nutrição é uma necessidade básica a fiscalização destes processos se faz necessária, sendo a responsável por fazê-lo no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Certificados de segurança dos alimentos

Afim de padronizar a segurança dos alimentos e facilitar a fiscalização de processos, existem uma série de regras e diretrizes que todos os segmentos que tratam da alimentação devem seguir. Um exemplo de padronização seguido mundialmente, é o Codex Alimentarius criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em colaboração com a FAO (Food and Agriculture Organization), o qual é seguido pelo Brasil desde 1968, sendo constantemente atualizado de acordo com as novidades de mercado e novas tecnologias.

Empresas que seguem e aprimoram seus processos recebem certificados específicos de acordo com suas práticas, veja alguns exemplos.

GMP-BPF (Good Manufacturing Process)

O certificado de boas práticas de fabricação é validado pela ANVISA e adotado por diversos setores da indústria alimentícia.  Este garante que os alimentos serão fabricados de maneira consistente e com qualidade, consequentemente segurança. Para isso, são descritos parâmetros de organização e registros, instalações e equipamentos adequados, equipes adequadas e uma boa manutenção da higiene como um todo. No Brasil, o Codex Alimentarius é usado como uma das bases para as boas práticas de fabricação de alimentos.

FSSC 22000

(Food Safety System Certification)

Este certificado é reconhecido mundialmente e tem como objetivo organizar uma gestão de segurança, minimizando riscos e garantindo uma produção segura. Ele é baseado no já conhecido certificado de segurança dos alimentos ISO 22000, porém possui alguns requisitos adicionais. Esta certificação pode ser adquirida por diversos segmentos da indústria de alimentos, desde ingredientes até embalagens.

HALAL

O Halal é um certificado que não foi criado com o intuito único de trazer segurança aos alimentos, porém como suas regras abrangem diversas etapas de sua produção, ele é um dos mais efetivos em termos de segurança.

Este certificado garante que, durante todos os processos de sua produção, o alimento respeite a cultura e religião islâmica. Devido à atenção mais próxima a tais detalhes é possível perceber que alimentos produzidos dentro do sistema Halal tem uma maior garantia de segurança para o consumidor que segue os preceitos islâmicos. Em 2022 o Brasil foi considerado o principal exportador Halal de proteína animal do mundo, sendo este um mercado ainda em expansão.

Segurança dos alimentos e a nutrição enteral

A produção de fórmulas para alimentação enteral também deve seguir regras de segurança restritas. Considerando que, em diversos casos, a terapia de nutrição enteral é utilizada como forma de recuperação do bom estado de saúde, bem como na manutenção do bem-estar, garantir a segurança de todos os processos de produção deste é essencial. Sendo assim, a legislação exige que este atenda as normas de alimentação geral, bem como as de alimentação especial.

Na Prodiet, além de estarmos atento a todas as legislações, bem como suas atualizações, também possuímos certificados de segurança de alimento. Sabemos que a responsabilidade social quando se trata de alimentação enteral é ainda maior, e trabalhamos de forma a garantir a saúde e segurança de todos que consomem nossos produtos, no Brasil e no mundo.

Achamos que você também vai gostar desta leitura:

POSTS RELACIONADOS