Pesquisar
Close this search box.

A importância do fisioterapeuta na terapia domiciliar

“Médicos de reabilitação”. Assim eram conhecidos os fisioterapeutas na década de 1930, quando a profissão dava seus primeiros passos. A regulamentação profissional viria 40 anos depois, com um decreto presidencial em 13 de outubro de 1969, data lembrada anualmente como Dia do Fisioterapeuta.

Embora relativamente recente no Brasil, a fisioterapia já tem sua importância estabelecida nas equipes multidisciplinares tanto no hospital quanto no atendimento domiciliar. Os fisioterapeutas são profissionais responsáveis por cuidar da biomecânica e das funcionalidades do corpo humano.

Nas equipes de atendimento domiciliar, o fisioterapeuta elabora exercícios que restauram os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente. Também é o profissional responsável por executar as adaptações espaciais, adequando o ambiente doméstico às necessidades do doente. Com isso, pacientes acamados por um longo período, cadeirantes, vítimas de AVC e tantos outros contam com o fisioterapeuta para minimizar as limitações motoras causadas pelas enfermidades.

Membro da equipe do Núcleo de Atendimento da Saúde da Família (Nafs) das prefeituras de Contagem e Ribeirão das Neves (MG), a fisioterapeuta Dalila Dumont ressalta a importância da atuação conjunta e harmônica entre profissionais de diferentes especialidades: “Há pouco tempo visitei uma criança com paralisia cerebral, porém ela estava tão desnutrida que seria necessário a intervenção de um profissional de Nutrição antes de começar o trabalho fisioterapêutico. Como no hospital, precisamos estar em constante discussão para o tratamento domiciliar funcionar bem”, conclui.

Dalila acredita que a saúde pública ainda tem limitações para realizar o tratamento em domicílio ideal, mas a dedicação das equipes supera as barreiras: “Sabemos que para cuidar da saúde é preciso adaptar-se às condições de trabalho e dos pacientes”, afirma.

“

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo