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Cálcio: Boa saúde óssea e longevidade

Já imaginou a importância de um micronutriente que auxilia na prevenção das fraturas? O Cálcio é um mineral altamente encontrado em nossa estrutura óssea, e uma ingestão adequada deste está ligada à prevenção de doenças e por consequência, à longevidade.

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Cálcio

Cálcio é um mineral encontrado quase em sua totalidade em nossa estrutura óssea. Na verdade, 99% deste nutriente em nosso organismo está presente exclusivamente em nossos ossos e dentes, sendo o 1% restante distribuído por células musculares e pelo sangue. Ele é considerado um micronutriente pois, apesar de ser encontrado em abundância no corpo, não é produzido pelo organismo e precisa ser ingerido por meio da alimentação

Sendo assim, faz sentido a ligação do cálcio do leite ao crescimento ósseo infantil, bem como a manutenção da força. É a estrutura da sua molécula em nosso organismo (em formato de hidroxiapatita) que dá esta característica de sustentação ao esqueleto e a força aos dentes. Além da saúde e da regeneração dos ossos, este mineral também auxilia na contração muscular, coagulação sanguínea, digestão e regulação da pressão arterial.

Ao pensarmos em consumir cálcio é muito comum pensarmos no consumo do leite. De fato, laticínios contém uma quantidade considerável dele, tal qual leite, iogurte natural e alguns tipos de queijo. Por outro lado, é preciso considerar que estes alimentos podem ter seu consumo limitado em alguns casos.

Abaixo você encontra outros 5 alimentos, além dos laticínios, que vão te auxiliar na saúde óssea.

Soja: Seja no suco ou no leite de soja, além das vitaminas e proteínas, a soja também possui uma boa quantidade de cálcio em sua composição.

Brócolis: Perfeito para rechear uma torta ou incluir na salada, brócolis é uma verdura versátil e que possui uma boa quantidade de cálcio

Grão de bico: Seja na salada ou na sopa, o grão de bico é uma ótima opção para quem deseja incluir mais cálcio no dia a dia. Ele também auxilia na produção de serotonina, um dos hormônios reguladores de humor.

Sardinha: Esta proteína super saborosa além de ser fonte de Ômega 3, também possui vitamina D.

Aveia: Considerada um carboidrato complexo devido a sua riqueza nutricional, a aveia é uma boa fonte de este mineral.

Vitamina D 

Ao adequarmos o cálcio na alimentação do dia a dia, é impossível negar a importância da Vitamina D. Esta auxilia a absorção deste nutriente pelo trato intestinal, potencializando assim sua função no organismo. Sendo assim, podemos dizer que o cálcio depende da vitamina D, e a suplementação deste mineral poderá vir associada à adequação da vitamina.

A Vitamina D é sintetizada pelo sol, enquanto o cálcio é adquirido pela alimentação e na falta destes níveis adequados, a suplementação pode ser um caminho para a boa manutenção da saúde. Antes de falarmos dos benefícios de suplementar, vamos falar de algo que pode impedir a absorção de deste mineral: Os refrigerantes.

Refrigerantes

Você já deve ter escutado antes que beber um determinado tipo de refrigerante faz mal para os ossos. Fato é que, refrigerantes são bebidas nutricionalmente nulas, ou seja, não possuem nenhum nutriente que faça bem à saúde. Deixando de lado os já conhecidos excesso de sal, açúcar e corantes, outro componente do refrigerante, principalmente aqueles a base de cola é o ácido fosfórico.

O ácido fosfórico atua como quelante e quando entra em contato com as moléculas de cálcio ele forma o fosfato de cálcio. Por sua vez, o fosfato de cálcio não é absorvido pelo organismo e rapidamente é excretado pela bexiga. Logo, o consumo regular e excessivo de refrigerante pode afetar os níveis de cálcio no organismo, bem como uma das principais funções da Vitamina D.

Osteoporose

Entre as doenças que a deficiência de cálcio pode causar, a osteoporose é a mais complexa e de maior dificuldade de tratamento. Com o envelhecimento natural da população brasileira, a osteoporose tende a se tornar um problema cada vez mais comum, principalmente para a população feminina. Logo, quanto melhor o consumo de cálcio, melhor será esta longevidade alcançada.

A osteoporose é uma doença que causa o a redução da massa óssea, e consequentemente aumenta o risco de fraturas graves. Uma vez que o cálcio auxilia na regeneração óssea, sua deficiência não permite que este processo ocorra de maneira completa, aumentando assim a porosidade óssea. Este aumento da porosidade é o que caracteriza a osteoporose.

A ingestão deste nutriente está ligada não somente ao tratamento da osteoporose, mas também à sua prevenção. Uma vez que seus níveis  estejam adequados é possível evitar o aumento a porosidade dos ossos, prevenindo assim a doença, bem como suas consequências. A Vitamina D é outro nutriente essencial para prevenção e tratamento da osteoporose, uma vez que os níveis de cálcio no organismo estão diretamente ligados aos níveis de Vitamina D, e quando estes não são atingidos, a suplementação se faz necessária.

Suplementação de cálcio

O cálcio é comprovadamente uma forma de tratar a osteoporose, bem como preveni-la. A suplementação se faz necessária quando não é possível alcançar os níveis adequados de cálcio por meio da alimentação.

A indicação para a suplementação também está ligada à outros fatores como a idade, outros problemas de saúde preexistentes, fraturas preexistentes e claro, a existência da osteoporose. Outro ponto importante que é analisado é a deficiência de Vitamina D, uma vez que esta precisa estar em níveis adequados para que o cálcio tenha o efeito esperado.

Portanto, não é adequado fazer a suplementação de cálcio sem o acompanhamento de um profissional de saúde.

O cálcio é um dos principais minerais essenciais para a manutenção da saúde. Seu papel na regeneração da massa óssea, bem como na prevenção e tratamento da osteoporose é um dos pilares para a manutenção do bem-estar na longevidade.

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