fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Ganho de peso saudável: 5 dicas básicas para incluir no dia a dia.

Em uma época na qual o excesso de peso é uma discussão comum, pessoas que precisam ou desejam o ganho de peso podem se ver com dificuldades de encontrar informações ou apoio, não é mesmo?

Fato é que a busca pela saúde e pela sensação de bem-estar abrange a todos, logo, o ganho de peso desejado deve estar aliado a hábitos saudáveis. Sendo assim, além de possível, nós te explicaremos tudo sobre alinhar aporte calórico a alimentos ricos em nutrientes e que tragam mais benefícios à saúde na hora de ganhar peso de forma saudável.

Vamos lá?

Afinal, quando uma pessoa precisa ganhar peso?

Um dos parâmetros usados é o índice de massa corporal, estando abaixo de 18,5 kg/m² o ganho de peso é indicado. Contudo, existem outros fatores que podem ser determinantes para este cálculo, como por exemplo a análise de bioimpedância, que calcula a relação de massa muscular, osso e gordura. Em função disso, o acompanhamento com um profissional da nutrição é essencial para ganhar peso com saúde.

 O que devo fazer para ganhar peso com saúde?

 A saúde, de fato, é um ponto importante. Por mais que seja verdade a máxima de que para ganhar peso é necessário ingerir mais calorias, fazer substituições por alimentos de alto nível calórico, gordurosos ou com baixo valor nutricional, podem causar consequências à saúde.

Logo, é preciso balancear o consumo de calorias com nutrientes, proteínas e vitaminas para um bom funcionamento do corpo.

5 dicas para quem deseja ganhar peso de forma saudável.

Não há fórmula mágica para ganhar peso, assim como não há nenhuma para perder, o segredo está no equilíbrio.

  1. Escolha alimentos ricos em nutrientes: aumentar o consumo de alimentos com bons valores nutricionais evita o consumo das chamadas “calorias vazias”. Estes alimentos tem funções múltiplas no organismo e consequentemente tem bons resultados na saúde. Um exemplo são as oleaginosas como castanha e nozes que possuem uma fonte de gordura boa.
  2. Outro aspecto importante do ganho de peso com saúde são os exercícios físicos. Pode parecer contraproducente, uma vez que exercícios estão ligados com a perda de peso. Contudo, é por meio das atividades físicas que a massa muscular é construída, o que colabora com o aumento de peso saudável, bem como com a manutenção da saúde.
  3. Priorize proteínas e carboidratos. Esta combinação, além de ser rica em nutrientes, irá potencializar o resultado dos exercícios físicos. A proteína possui aminoácidos essenciais para a construção de musculatura, já os carboidratos darão as calorias extras necessárias para o ganho de peso e a energia para o dia a dia.
  4. Atente ao consumo de líquidos. Para o ganho de peso, consumir uma quantidade adequada de água é essencial. Lembrando que outros líquidos como sucos e refrigerantes não substituem a água. A hidratação deve ser feita entre as refeições, uma vez que beber líquidos durante pode causar alterações digestivas.
  5. Suplementação: Em alguns casos, a suplementação pode ser uma aliada do ganho saudável de peso. Muitos fatores externos podem afetar os resultados, desde o metabolismo até a rotina de alimentação. Contudo, é essencial conversar com o nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer suplemento, uma vez que, cada organismo tem suas próprias características e limitações.

Engordar com saúde pode ser mais fácil do que você imagina.

É possível perceber que, asseguradas as devidas proporções, uma readequação alimentar para o ganho de peso não difere tanto assim daquela para perda de peso. Isso se deve ao fato de que apressar este processo pode levar à queda da saúde, e a manutenção do bem-estar é constantemente permeado por bons hábitos alimentares e a regularidade da atividade física.

Energyzip é perfeito para quem deseja ganhar peso de maneira saudável!

Um verdadeiro lanche dentro da caixinha de 250ml, possui um maior aporte calórico, bem como proteínas do leite e da soja. Além de auxiliar no ganho de peso adequado, Energyzip também auxilia na melhora do apetite. Para o público 50+, o Energyzip Senior é o aliado ideal para a boa manutenção do peso, pois contém nutrientes balanceados.

Já pessoas que fazem uso da alimentação enteral, o Trophic 1.5 possui maior aporte calórico, até mesmo para pessoas que precisam de um ganho de peso mais rápido, em função do risco nutricional. O lançamento Trophic 1.5 Soya, além do maior aporte calórico, também possui a proteína 100% isolada da soja.

Você pode se interessar também por:

Hora do lanche: alimentos ricos em fibras para levar na bolsa  < https://prodiet.com.br/blog/2021/09/07/hora-do-lanche-alimentos-ricos-fibras-para-levar-na-bolsa/>

Siga-nos nas nossas redes sociais!

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

 

POSTS RELACIONADOS