fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Benefícios da Soja: Desvendando a riqueza nutricional

Imagine um alimento que possua propriedades que previnam o câncer, substituam a proteína animal e ainda auxiliem na função intestinal. Os benefícios da soja na alimentação do dia a dia são inúmeros. Vamos falar hoje sobre este grão encontrado em abundância no Brasil, e que está aos poucos entrando na alimentação geral das pessoas.

 

O que é a soja?

A soja nada mais é do que uma semente oleaginosa rica em proteínas, vitaminas e minerais. Originária da China, os primeiros indícios da presença de soja na alimentação humana datam de cinco mil anos atrás, tendo sua chegada no ocidente apenas no século XVIII. Apesar de haverem indícios do cultivo de soja no Brasil já no século XIX, apenas a partir de 1970 que houve a expansão de seu plantio por estas terras.

Desde o óleo, passando por iogurtes, queijo (tofu), molhos, farinha, leite e sua própria proteína isolada, a soja atualmente é uma matéria prima essencial e de fácil acesso. Quando falamos da facilitação à uma boa nutrição, a soja é uma aliada, uma vez que diversas de suas variações estão disponíveis nas prateleiras dos super mercados.

Em termos de alimentação enteral, é impossível ignorar os benefícios da soja na composição dos alimentos, uma vez que ela permite repor vitaminas e minerais, além de ser uma fonte rica de proteínas.

Quais elementos da soja fazem bem?

A soja é um alimento complexo em sua composição e possui muitos benefícios para a saúde. Uma vez que a soja é uma matéria-prima, alguns de seus produtos podem ter maior ou menor concentração destes nutrientes benéficos, logo, conversar com o nutricionista sobre como consumir a soja é essencial. A soja é rica em fibras que auxiliam na regulação intestinal, responsável de maneira multidisciplinar pela sensação de bem estar. As fibras contidas na soja são as chamadas fibras solúveis, que também dão sensação de saciedade. A soja também é uma fonte Vitaminas do complexo B e minerais.

 

E a proteína?

Atualmente, a proteína da soja é uma das principais substitutas da proteína animal. Por ter um alto valor biológico em termos de quantidades de aminoácidos essenciais, a proteína da soja está entre as que mais se aproximam da de origem animal.

A proteína de soja também tem um valor menor de gordura em relação a outros tipos de proteína como a do leite. A soja é um alimento que pode ser usado na boa manutenção, bem como no crescimento da massa muscular.

 

A proteína de soja e a alimentação enteral

A alimentação por sonda deve ser uma aliada à boa conservação e promoção da saúde e do bem-estar. A proteína da soja, principalmente em sua forma isolada, auxilia nesta boa relação na alimentação enteral.

A linha Trophic da Prodiet conta com o Trophic Soya versão de 1l e o Trophic Dose Única Soya 250ml, ambos contém proteína 100% isolada da soja em sua composição, ideal para quem faz uso da alimentação enteral, e deseja ter todos os benefícios da soja em seu dia a dia.

A novidade desta linha é o Trophic Soya 1.5. Este alimento, além de conter a proteína 100% isolada da soja, também é hipercalórico, ideal para quem precisa ganhar peso em equilíbrio com o ganho de massa muscular.

 

Veja todos os produtos da linha Trophic em nosso site

https://prodiet.com.br/

Siga-nos nas nossas redes sociais!

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

POSTS RELACIONADOS