fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Vamos aproveitar o verão? Dicas de exercícios ao ar livre para terceira idade

O verão é uma das épocas do ano ideais para atividades ao ar livre. Por causa do período de férias e festas, é comum vermos adultos e crianças em atividades nos parques, praças e praias. Essa estação também é convidativa para os idosos se movimentarem mais, e seus benefícios são tanto físicos como para a saúde mental.

É possível perceber, por exemplo, a preferência dos idosos por atividades ao ar livre e que contenham socialização. E um ótimo exemplo de como isso funciona de maneira benéfica são as famosas academias ao ar livre, sempre muito bem frequentadas por pessoas na terceira idade. Para inspirar ainda mais os exercícios de verão, preparamos quatro atividades para quem já passou dos 60 anos cheio de saúde e deseja continuar assim. Olha só:

Faça um passeio: Uma caminhada leve é uma boa opção para acordar o corpo e relaxar a mente. Pode ser no parque, na areia da praia ou uma volta pela sua vizinhança, o fato é que um passeio a pé oxigena os pulmões, previne a depressão e melhora a circulação.

Pescaria: Pode ser em um rio, pesque-pague ou até mesmo no oceano, pescar é uma das melhores atividades para a terceira idade. Isso porque pescaria é uma atividade meditativa e em alguns casos até mesmo estratégica.

Tenha contato com a água: Os sons da água como tem efeitos positivos na redução da ansiedade e o aumento da concentração, logo relaxar na beira do rio ou na orla de uma praia é uma boa atividade para o verão. Para os que preferem piscinas, uma boa opção é a hidroginástica, uma atividade divertida e de baixo impacto nas articulações.

Alguns cuidados que não podem ser esquecidos são: Manter uma boa hidratação, se alimentar bem e passar protetor solar. Evite pegar sol nos horários mais quentes, dando preferência a antes das 10h e após as 16h. Atenção nos passeios com terrenos desnivelados, pois podem causar quedas.

É importante estar sempre atento, por isso, consulte um profissional da saúde para saber qual a atividade mais indicada para você. Afinal, todas são benéficas, para o corpo e a mente e outra coisa boa, é que elas podem ser compartilhadas com filhos, netos e em alguns casos até mesmo o seu pet!

Quer mais dicas? Siga-nos nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

 

POSTS RELACIONADOS