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Nutrição Holística: Tendência de mercado para 2022

Nos tempos atuais, não foi só o modo de comprar e as experiências alimentares que mudaram, mas também a atenção ao que está sendo consumido. Uma destas mudanças é a nutrição holística que está mediando a maneira como os indivíduos escolhem seus alimentos. Para saber mais desta abordagem no mercado nutricional, conversamos Danilo Pompeu Account Manager da Innova Market Insights. Seus estudos mercadológicos sobre a abordagem holística foram apresentados no evento da FiSA (Food Ingredients South America) e refletem uma nova era do mercado nutricional.

A palavra “holístico” vem do grego holos, que significa “o todo”. Na prática, é pensar o indivíduo por todas as extensões que o compõem, como a física, a social, a mental e até mesmo a espiritual, “Quando falamos de bem-estar nos dias atuais, envolvemos o corpo, as emoções, humor e estilo de vida nas discussões.” O chamado “consumismo ético” é a base de como a abordagem holística é inclusa no mercado da nutrição. Pompeu comenta que “a oportunidade de fazer parte de algo maior, encontrar propósitos e visar um futuro mais sustentável atrai uma gama enorme de consumidores. Isso está diretamente atrelado a um consumo mais consciente e a uma busca por produtos que, além de nutritivos, tragam consigo impactos positivos ou menos agressivos ao meio ambiente.”

 

Esta ideia de comportamento de consumo, faz pensar em algo passageiro. A abordagem holística, pelo contrário, segue aparecendo em tendências que vão para os próximos anos.  “A Innova recentemente observou uma tendência interessante para 2022 – “De volta às raízes” – que aborda essa preocupação dos consumidores em encontrar produtos que possam reconectá-los com a natureza, da forma mais fresca, nutritiva e saborosa possível, principalmente quando atrelados a produtores locais e familiares.”

O avanço da oferta de produtos que possuem funções múltiplas para o indivíduo é outro indicativo visível desta mudança de comportamento. Outro sinal é o aumento dos claims de adaptógenos, como são chamados os produtos que indicam na embalagem os benefícios que seus ingredientes trazem.

“O consumidor está mais alerta, exigente e seletivo com relação ao que consome. Claims de adaptógenos que estabilizam os processos bioquímicos do corpo e claims de melhora na função cognitiva saltaram de patamar durante a pandemia – um crescimento de 64% em lançamentos globais no último ano.”

A abordagem holística atrelada à nutrição está ligada a um novo conceito de qualidade de vida. Este leva a ações tanto comportamentais, quanto em termos da busca de conhecimento, o que por sua vez, influencia os padrões de vida e consumo. O mercado nutricional se vê diante de um novo desafio, repensar sua oferta baseada num consumidor mais complexo, que visualiza o que ele come como um todo, bem como seu posicionamento socioambiental. Estes princípios preveem uma dinâmica nutricional mais consciente, vindo de uma sociedade que prioriza o auto cuidado, bem como seu papel na preservação do planeta como um todo.

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