fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Pesquisa, Ciência e Inovação juntas pela Nutrição

A Nutrição Clínica tem como objetivo tratar e prevenir doenças por meio da alimentação. E nessa missão, a pesquisa científica e a inovação são paradas obrigatórias que a Prodiet valoriza e investe há 14 anos na busca pelo que há de melhor em composições e resultados.

Prova disso são as parcerias de sucesso com universidades de referência para a validação e melhorias de produtos — com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o desenvolvimento do BemMax e do Instanth NEO, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a pesquisa pré-clínica do Instanth NEO e, recentemente, com a Universidade de São Paulo (USP) para a constatação do índice Glicêmico do novo DiamaxIG.

Além disso, as pesquisas científicas realizadas pela Prodiet já foram duas vezes reconhecidas internacionalmente em uma das principais entidades de Nutrição do mundo, a ASPEN. Para Ana Paula Celes, diretora técnica da Prodiet, as premiações são resultado da força do núcleo científico da empresa. “Nosso núcleo científico permite que sejamos assertivos na elaboração nutricional das fórmulas, sempre com olhar inovador à composição de ingredientes e suas misturas. Estabelecemos assim o foco nos efeitos e benefícios dos produtos para o consumidor”.

Na Prodiet, investimento em inovação é mais do que importante: é imprescindível no ramo da Nutrição. “Ciência é sinônimo de conhecimento e o conhecimento da nutrição está em constante evolução”, destaca Hellin dos Santos, gerente científico da empresa.

Por essa ligação entre Nutrição e pesquisa científica, para o Dia Nacional da Ciência e do pesquisador científico conversamos com Ana Paula Celes e Hellin dos Santos. Confira a conversa completa:

Pesquisa, Ciência e Inovação juntas pela Nutrição

  • O que a Ciência tem a ver com a Nutrição?

Ana Paula Celes – Considerando que a Nutrição é a ciência que nos permite chegar a soluções nutricionais, há uma sinergia intrínseca. Ao elaborarmos a composição nutricional de uma formulação, analisando o destino de uso e os benefícios desejados, buscamos melhorar a qualidade de vida de pessoas que requerem nutrientes especiais ou específicos.

Hellin dos Santos – Na ciência da nutrição buscamos tanto os conceitos consolidados quanto a possibilidade de investigar novas soluções nutricionais. Afinal, a ciência é sinônimo de conhecimento e o conhecimento da nutrição está em constante evolução.

  • Qual é a importância e o papel do núcleo científico na Prodiet?

Ana Paula Celes – Nosso núcleo científico permite que sejamos assertivos na elaboração nutricional das fórmulas, sempre com olhar inovador à composição de ingredientes e suas misturas. Estabelecemos assim o foco nos efeitos e benefícios dos produtos para o consumidor. É na relação Prodiet-centro de pesquisa/universidades para as realizações de pesquisas pré-clínicas e clínicas que implementamos melhorias aos cuidados com a saúde através de formulações nutricionais de excelência.

  • Na Missão, Visão e Valores da Prodiet está marcada a ligação da empresa com a pesquisa científica, aplicação tecnológica e busca constante pela inovação. Como isso se materializa nos produtos e atenção aos clientes?

Ana Paula Celes – Como me referi antes, à medida em que submetemos nossas formulações à pesquisas, ganhamos a oportunidade de conhecer os resultados clínicos e seus benefícios ou melhorias em rotas de composição nutricional. Aqui na Prodiet temos orgulho do nosso histórico na pesquisa: fomos a primeira empresa latino-americana a conduzir pesquisas clínicas no Brasil.

  • A Prodiet foi premiada duas vezes por uma das principais entidades de Nutrição do mundo, a ASPEN, o que isso significa? Quais os próximos passos?

Hellin dos Santos – As premiações recebidas pela ASPEN representam o reconhecimento de uma das principais Sociedades de Nutrição Enteral do Mundo às pesquisas realizadas pelas parcerias Prodiet-Centro de Pesquisa/ Universidades. É a certeza de que o investimento em pesquisas pré-clínicas e clínicas é um processo contínuo para fortalecer os conceitos dos produtos Prodiet.

  • Na hora de firmar parcerias para pesquisa e desenvolvimento de produtos, qual a importância de valorizar as universidades e instituições de pesquisa brasileiras?

Hellin dos Santos – O Brasil conta com inúmeros pesquisadores e grupos de pesquisa de excelência, que detém conhecimento científico e a prática em pesquisas, além da expertise na divulgação da ciência, que são as publicações em congressos e revistas. É esse conhecimento que buscamos nas parcerias firmadas, somados ao nosso no desenvolvimento de soluções nutricionais.

Gostou deste artigo? Acompanhe a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn para mais novidades.

POSTS RELACIONADOS