fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Cuidador familiar: 5 dicas para ter uma boa qualidade de vida

Cuidar é um ato de amor e por amor. Mas quem cuida de quem cuida? Por amarem demais, às vezes falta de tempo e cuidado consigo mesmo na rotina do cuidador familiar.

Pensando nisso e conhecendo de perto a realidade desse grupo, a Prodiet preparou 5 dicas para que tenham uma qualidade de vida à altura do quanto se doam todos os dias sem medir esforços. Confira!

#CUIDARÉPRAQUEMAMA: CONHEÇA A CAMPANHA DA PRODIET VOLTADA PARA CUIDADORES

Dica 1: Não descuidar da saúde física

Contraditoriamente, é comum que cuidadores familiares se dediquem muito pouco ao autocuidado, negligenciando a própria saúde enquanto acompanham de perto a rotina de cuidados dos filhos, pais ou de outros familiares.

Esse deve ser um ponto de atenção especial, uma vez que não é raro que cuidadores sejam eles mesmos idosos ou portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas de coluna.

Para os cuidadores, a atenção com a saúde deve valer em dobro: além da própria qualidade de vida, por serem a figura central no cuidado de um idoso, criança, pessoa em tratamento ou com necessidades especiais, a sua boa saúde também significa a capacidade física de prestar auxílio nos momentos de mais necessidade.

Por isso, encaixar na agenda os próprios tratamentos, um estilo de vida saudável e visitas regulares ao médico é fundamental.

Dica 2: Ter acompanhamento psicológico

Cuidador familiar

Cuidar é um exercício diário de paciência e um fator de predisposição para distúrbios psicológicos também. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SSGG), cerca de metade dos cuidadores que acompanham um paciente de Alzheimer desenvolve distúrbios psicológicos.

Além disso, a sobrecarga emocional ligada à execução de tarefas repetitivas e exaustivas, somadas às dificuldades de manejo, está diretamente conectada à depressão, ansiedade, esgotamento e estresse crônico.

Um acompanhamento psicológico profissional pode ajudar a superar os desafios do cuidar, além de beneficiar o autoconhecimento, a inteligência emocional e a autoestima.

Dica 3: Descansar

A falta de tempo é um relato constante de cuidadores familiares, para quem muitas vezes não existe final de semana ou feriado no cronograma intenso de atividades.

Ainda que o ritmo da rotina muitas vezes não facilite, planejar momentos de descanso físico e mental pode ser o diferencial para alcançar um equilíbrio saudável.

Para tornar esse plano real, vale organizar os intervalos seguindo o ritmo padrão do familiar e incluir na agenda, tal qual um banho ou remédio, o merecido descanso.

Dica 4: Ter uma vida para além do cuidar

Muitas vezes solitário, cuidar de alguém quase sempre impacta a vida afetiva, o trabalho e as atividades sociais e de lazer. Por isso a importância de cultivar os laços com amigos e família e criar uma rotina de encontros.

Investir em hobbies pode ser enriquecedor, dedicando intervalos fixos na agenda para as atividades.

Dica 5: Pedir e aprender a aceitar ajuda

Às vezes, não importa quanto esforço e dedicação sejam aplicados: precisamos dividir as responsabilidades.

Reconhecer os próprios limites e aprender a pedir e aceitar ajuda também é um ato de amor com o familiar sob cuidados, uma vez que abre espaços para que outras pessoas e alternativas sejam consideradas no melhor atendimento das suas necessidades.

> Tem outra dica para compartilhar? Compartilhe aqui nos comentários!

Confira outras iniciativas da Prodiet feitas especialmente para quem cuida:

  • Websérie Cuidado em Foco: série de vídeos em 2 temporadas com a Dona Marta, cuidadora familiar que cuidou do marido durante quatro anos. Ela compartilha informações e o aprendizado de quem já vivenciou o cuidado;
  • Prodiet Em Casa: um canal de atendimento para tirar dúvidas com a equipe de especialistas em nutrição clínica domiciliar da Prodiet. Envie uma mensagem direto pelo WhatsApp;
  • Descomplicando a Dieta Enteral: para levar mais praticidade, as novas embalagens da linha Trophic vêm com um QR Code que levam a um vídeo de realidade aumentada que mostra, em tempo real, como administrar dieta enteral em casa. Baixe o aplicativo Zappar e conheça.

POSTS RELACIONADOS