fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Covid e Diabetes: é preciso ter atenção redobrada

Os diabéticos fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Isso porque, uma vez contaminados, possuem maiores chances de desenvolver a forma grave da doença. A explicação está nas alterações no sistema imunológico, causadas pelo excesso de açúcar no sangue. Saiba com o que se preocupar e o que fazer para evitar complicações.

covid e diabetes

Por que grupo de risco?

Os diabéticos possuem um sistema imunológico com reatividade aumentada, condição que potencializa as chances de complicações pulmonares causadas pela Covid-19. Ao mesmo tempo, por conta do desequilíbrio metabólico, têm resposta imune reduzida ao vírus. Além disso, o estado de hipercoagulabilidade é mais propenso à ocorrência de tromboembolismos.

Somado a esses fatores, diabéticos tendem, ao longo do tempo, a apresentar alterações em órgãos como rins e coração, e a desenvolverem condições como hipertensão e obesidade, que contribuem para o agravamento da doença.

DIAMAX: CONTROLE DA GLICEMIA E LIBERDADE NO DIA A DIA!

Pontos de atenção

Além dos sintomas, o paciente diabético que contraiu Covid-19 também corre maior risco de descompensação metabólica enquanto tenta autogerenciar o diabetes em casa, por isso é importante:

  • Monitorar os níveis de glicose com atenção redobrada, pois o corpo, como resposta natural ao adoecimento, precisa de mais energia e reage liberando hormônios que dificultam a ação da insulina, produzida pelo corpo ou administrada no subcutâneo, e aumenta a produção de açúcar pelo fígado;
  • Garantir suprimentos de medicação e monitoração aumentados, para o caso de adequação da rotina de tratamento;
  • Manter uma alimentação adequada, promovendo hidratação e a ingestão correta de carboidratos, a fim de evitar hipoglicemias e manter a meta de glicemia estipulada;
  • Buscar ajuda médica em casos de vômitos repetidos por mais de duas horas e glicemia alta por mais de 24 horas, assim como agravamento dos sintomas da Covid-19, como falta de ar e febre alta.

> Você é diabético e contraiu Covid? Como foi?

POSTS RELACIONADOS