fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Dieta para diabetes: 6 lanches práticos e saudáveis

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. E quem convive com ela, seja tipo 1, 2 ou gestacional sabe: seguir à risca a dieta para diabetes é fator fundamental para o controle da glicemia e para o sucesso do tratamento —  sempre aliado ao acompanhamento médico e à prática de exercícios físicos.

E ainda que hoje, no Brasil, haja mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, manter a dieta pode ser um desafio, já que envolve a diminuição do consumo de açúcar simples e de alimentos ricos em farinha branca e carboidratos —  presentes em grande parte dos alimentos prontos.

Pensando nisso, confira dicas valiosas de lanches saudáveis e práticos para não fugir da dieta e nem correr o risco de passar por um episódio de hipoglicemia —  quando o nível de glicose no sangue fica muito baixo, podendo levar à perda da consciência ou a crises convulsivas. E pode ficar tranquilo: todas as informações foram preparadas pela equipe de nutricionistas da Prodiet, especializadas em dietas especiais, como a de diabéticos.

Se você procura ideias de lanches para levar na bolsa e manter a sua dieta para diabetes, essas 4 dicas são para você:

Iogurte natural com aveia, linhaça, chia e canela

Com proteína e fibras, essa combinação promove saciedade e auxilia no controle glicêmico. A canela, além de dar um toque especial, também tem função hipoglicemiante.

Fruta com casca + 1 punhado de oleaginosas

Enquanto as cascas de frutas são ricas em fibras, as oleaginosas contêm gorduras saudáveis, fundamentais para a saúde cardiovascular, além de retardar a digestão e a absorção dos carboidratos.

Frutas secas

Damasco, tâmara, figo, uva passa e ameixa seca são opções ricas em fibras e fáceis de carregar na bolsa. Mas é importante tomar cuidado com a quantidade, uma vez que os nutrientes estão concentrados. Oleaginosas são um ótimo acompanhamento para elas.

Snack de grão de bico

Contendo proteína, fibra e com baixo teor de gordura saturada, o grão de bico é uma ótima opção salgada.

Agora, se você está procurando receitas para fazer em casa que funcionem na sua dieta para diabetes, confira essas duas ideias:

Bolo de caneca de aveia com banana

INGREDIENTES:

1 banana

1 ovo

2 colheres (sopa) de aveia em flocos ou farelo de aveia

1 colher (chá) de canela em pó

PREPARO:

Amasse a banana com um garfo e misture o ovo. Acrescente os outros ingredientes.

Coloque em uma caneca. Leve ao micro-ondas por 2 minutos.

Torta de Maçã Low Carb

INGREDIENTES:

1 ovo

1/2 maçã

1 colher de sopa de farinha de amêndoas

2 colheres de sopa de iogurte desnatado

1 colher de chá de fermento

Xilitol a gosto

Canela

PREPARO:

Corte a maçã em fatias finas e reserve. Bata o ovo, a farinha, o iogurte e o fermento com um garfo. Unte e ligue a frigideira para pré-aquecer. Comece a montagem na frigideira na seguinte ordem: xilitol e canela, fatias de maçã espalhadas e, por cima de tudo, adicione a massa. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 7 minutos ou até a massa assar por completo. Polvilhe mais canela a gosto.

Gostou das dicas? Conta pra gente a sua opção preferida!

POSTS RELACIONADOS