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Blog Nutrição e Saúde

A nutrição como aliada no combate ao cansaço mental

Realizamos diferentes atividades todos os dias, que muitas vezes nos deixam cansados física e mentalmente. Sabemos que isso é comum, por conta da energia que nosso corpo gasta para realizar todas essas funções e dos diversos estímulos que recebemos.

O cansaço mental pode ser um agravante quando não levado em consideração. Por isso, precisamos saber quando este cansaço nos afeta. É importante ficar atento aos sintomas e saber o que fazer para aliviá-los. Confira a matéria que publicamos aqui no blog sobre como identificar o cansaço mental e como aliviar os sintomas. A importância de cuidar da saúde mental é tão fundamental quanto cuidar da saúde física.

Alimentação e o cansaço mental

Quando falamos sobre uma alimentação saudável, não se trata apenas dos reflexos da dieta na saúde do corpo, como o percentual de gordura ou a saúde cardiovascular. A alimentação equilibrada também pode nos auxiliar na saúde mental. A alimentação pode e deve ser nossa aliada.

A refeição matinal é considerada uma das mais importantes para o dia, assim é válido investir em um bom desjejum.  Na hora do almoço, podemos caprichar no consumo dos vegetais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o recomendado é consumir cinco porções de vegetais ao dia. Nos lanches a sugestão é comer frutas, dando preferência para as que são ricas em fibras. Importante é sempre variar para ter acesso a nutrientes diferentes.

Outro fator que merece destaque é a importância de uma fonte de hidratação, a qual contribui bastante para o equilíbrio do corpo e para a saúde mental. A água é a melhor opção para se hidratar, mas chás naturais feito com ervas e águas aromatizadas com frutas e especiarias também são uma ótima dica.

Confira os alimentos aliados do bem-estar mental

Abaixo, separamos os principais alimentos que auxiliam no combate ao cansaço mental:

– Canela
– Chá de erva cidreira
– Mel
– Amendoim
– Banana
– Cereja
– Maracujá
– Alface

Seguindo uma alimentação equilibrada conseguimos favorecer a atividade saudável do nosso cérebro. Alimente-se bem e beba líquidos durante o dia para auxiliar no combate ao cansaço mental.

 

Continue acompanhando nossos artigos sobre saúde mental aqui no Blog Nutrição e Saúde.

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