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Efeitos da perda de massa muscular e cuidados para preservar os músculos

Com um corpo forte e saudável, conseguimos realizar nossas atividades diárias e fazer aquilo que gostamos. Os músculos, em conjunto com os ossos, formam o sistema músculo esquelético, que permitem nossa sustentação e movimentação. Por isso, a importância de se cuidar da saúde muscular e preservar a força de seu corpo.

A perda significativa de massa muscular pode trazer diversos efeitos negativos. Mas ter uma alimentação voltada à sua manutenção pode ser uma grande aliada da saúde.

Perda de massa muscular

A perda de massa muscular é natural durante o processo de envelhecimento. Inicia a partir dos 50 anos e resulta em um decréscimo anual de 1% a 2% da massa, e de 1,5% da força. Durante esse processo, mudanças no tecido muscular também ocorrem. Esse decréscimo progressivo de pode chegar a 40% entre os 70 e 80 anos. Sendo assim, idosos são uma das populações vulneráveis à perda de massa muscular.

Outros grupos envolvem mulheres na menopausa e indivíduos submetidos a procedimentos bariátricos, cuja perda de massa muscular pode chegar a 35% do peso perdido durante o processo de emagrecimento.

Efeitos da perda de massa muscular

A perda acentuada de massa muscular pode resultar em consequências negativas, como atingir o efeito platô durante a perda de peso, em que a pessoa estaciona seu processo de emagrecimento; ou, ainda, recuperar o peso perdido, mas aumentar o risco de sarcopenia (síndrome caracterizada redução de força e massa muscular, bem como função muscular prejudicada).

Cuidados para evitar a perda de massa muscular

Para minimizar essas repercussões com a perda de massa muscular, estudos mostram que oconsumo de dieta hiperproteica pode reduzir a gordura corporal e preservar a massa muscular durante o processo de emagrecimento. 

Além disso, o consumo adequado de micronutrientes na dieta possui não somente importante papel na função muscular, mas também na saúde óssea, estresse oxidativo, modulação da imunidade, da inflamação e na estética.

A dieta hiperproteica e com teor adequado de micronutrientes traz benefícios aos pacientes, pois auxilia na preservação e recuperação da força muscular, além de atuar no bom funcionamento do sistema imunológico.

Confira os nutrientes, proteína e vitaminas que, juntos, auxiliam no ganho, preservação e recuperação da força muscular:

Referências
1. JOSSE et al. Increased Consumption of Dairy Foods and Protein during Diet- and Exercise-Induced Weight Loss Promotes Fat Mass Loss and Lean Mass Gain in Overweight and Obese Premenopausal Women. J Nutr 2011; 141 (9), 1626-34. doi: 10.3945/jn.111.141028
2. 2. LIAO CD et al. Effects of Protein Supplementation Combined with Exercise Intervention on Frailty Indices, Body Composition, and Physical Function in Frail Older Adults. Nutrients 2018; 10 (12), 1916. doi: 10.3390/ nu10121916
3. 3. CAVA E; YEAT NC; MITTENDORFER B. Preserving Healthy Muscle during Weight Loss. Advances in Nutrition. 2017; 8 (3): 511-519. doi:10.3945/an.116.014506
4. 4. CAMPBELL WW et al. Higher Total Protein Intake and Change in Total Protein Intake Affect Body Composition but Not Metabolic Syndrome Indexes in Middle-Aged Overweight and Obese Adults Who Perform Resistance and Aerobic Exercise for 36 Weeks. J Nutr 2015; 145 (9), 2076-83.

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