Blog Prodiet

Áreas de Atuação e a Importância do Nutricionista

Em 31 de Agosto é comemorado o Dia da Nutricionista. A valorização desta profissão é fundamental para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população; uma vez que os campos de atuação dos nutricionistas são tão diversos quanto essenciais.

Para ilustrar como a nutrição está presente em nossas vidas, listamos as principais áreas em que estes profissionais atuam e como contribuem com o seu trabalho:

Nutrição na Alimentação Coletiva

A função do nutricionista na alimentação coletiva é de fazer o planejamento, organização, direção e supervisão de serviços de alimentação públicos ou privados.

É o caso de empresas e instituições, hotéis, penitenciárias, hospitais e clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), spas, Instituições de Longa Permanência de idosos (conhecidos como casas de repouso ou ILPIs), escolas e creches, entre outros estabelecimentos que fornecem alimentação para um grupo de pessoas como parte dos serviços oferecidos.

Também é o caso de empresas em que a alimentação é o produto final, como restaurantes, lanchonetes, cafés, quiosques e similares; bufês de eventos e serviços de alimentação ambulantes (como food trucks e feiras gastronômicas, por exemplo).

Nutrição Clínica

Nutricionistas que atuam na área clínica são os que prestam assistência na dieta de pacientes e promovem a educação nutricional. Também podem fazer auditoria, consultoria e assessoria em nutrição, conduzem estudos sobre dietas, solicitam exames e prescrevem suplementos nutricionais.

Atuam na nutrição de indivíduos sadios e enfermos, em instituições públicas ou privadas (como hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades de Pronto Atendimento e consultórios) e em domicílio.

Nutrição em Esportes e Exercícios Físicos

Os profissionais que atuam na área de Nutrição esportiva são os que prestam assistência nutricional para atletas e desportistas das mais diversas modalidades.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) o nutricionista desportivo é o responsável por todo o plano alimentar de atletas, adequando a dieta à modalidade esportiva específica ou ao exercício desenvolvido.O objetivo da nutrição esportiva é auxiliar na obtenção da melhor performance física e desempenho dos praticantes de exercícios físicos, fornecendo os subsídios nutricionais para a prática da cada modalidade.

Outras áreas de atuação

Ainda existem outras atividades que os nutricionistas desempenham; como atuar na indústria de produção de alimentos, na assistência à saúde coletiva e na área da educação. Falaremos mais sobre estes 3 ramos da nutrição na próxima matéria sobre as áreas de atuação e a importância do nutricionista.

Se você é nutricionista e deseja entender mais sobre as possibilidades disponíveis para você, ou se não é da área mas quer saber qual o profissional ideal para as suas necessidades, não deixe de acompanhar esta série que celebra o Dia da Nutricionista.

Referências

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Nutrição em Esportes e Exercício Físico. Disponível em: hbps://www.facebook.com/CFNonline/photos/a. 234364979942411/2087228864656004/?type=1&theater. Acessado em 01/08/2019.
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN No 600, de 25 de Fevereiro de 2018. Disponível em: hbp://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/ Res_600_2018.htm. Acessado em 01/08/2019.
CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS – 2a REGIÃO. Áreas de Atuação. Disponível em: hbp://www.crn2.org.br/crn2/nutricionista/areas-de-atuacao. Acessado em 01/08/2019.

POSTS RELACIONADOS