Blog Prodiet

Vegetarianismo ganha cada vez mais adeptos no mundo todo

População tem buscado uma alimentação mais saudável e benefícios para o meio ambiente

Você sabia que atualmente 14% da população brasileira – 30 milhões de pessoas – são vegetarianas? Os dados são da pesquisa Ibope Inteligência, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e divulgada em abril de 2018.

A razão, apontada pelos especialistas, é que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa. E não basta apenas estar gostoso, é preciso saber de onde vem, como foi cultivado e de preferência por quem foi cultivado.

Mas segundos especialistas no assunto, quais os benefícios do vegetarianismo para a saúde? Em entrevista ao site Nutritotal, publicada em 2011, o médico nutrólogo Eric Slywitch explica que nesse caso os benefícios são entendidos sob dois aspectos: a sensação física e os benefícios à saúde.

“No primeiro caso, a retirada desses produtos é justificada pela sensação de bem-estar, especialmente bem-estar digestivo, ou na melhora de casos alérgicos, quando há propensão a ser desencadeado pelo consumo de alguns alimentos. No segundo caso, o cuidado com a saúde provém de estudos com a população vegetariana estrita, mostrando maior redução dos níveis de colesterol, alguns tipos de câncer e impacto positivo no tratamento de indivíduos diabéticos”, disse Slywitch na entrevista.  

Tipos de vegetarianismo

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, a dieta vegetariana pode suprir todas as necessidades nutricionais de um indivíduo, basta estar bem equilibrada. Além disso, o vegetarianismo costuma ser classificado da seguinte forma:

Mercado que só cresce

Uma matéria da Folha de S. Paulo, publicada em 2016 consultou empresários do setor de produtos veganos que afirmaram que o crescimento desse mercado no Brasil tem sido da ordem de 40% ao ano.

No Brasil, já existem cerca de 240 restaurantes vegetarianos e veganos, além de um boom de lançamentos de pratos e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes. Dados ao redor do mundo são ainda mais expressivos: no Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país entre 2005 e 2015. Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou de 2009 a 2015.

O futuro é vegano?

Dados do Google Trends (ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente) mostram que o crescimento no volume de buscas pelo tema tem aumentado de duas a três vezes a cada ano, em relação ao ano anterior (crescimento anual nas buscas entre 150% e 250%), o que representa o aumento do interesse do consumidor. Este ritmo deve se manter ou acelerar nos próximos anos.

Uma gigante de investimentos dos Estados Unidos chamada Wedbush publicou um relatório que apontou que alternativas de base vegetal – como leite de soja, leite de amêndoas, e carnes vegetais – têm visto sua popularidade emergir ao longo dos últimos dez anos. A matéria com os dados foi publicada no site da Revista Forbes, em 2016.


Saiba Mais

👉 Os benefícios da proteína hidrolisada do arroz para atletas, idosos e veganos
👉 Você conhece os benefícios da proteína hidrolisada do arroz?
👉 Alergia alimentar afeta 5% da população adulta e 8% da infantil
👉 Onde Comprar: Encontre nossos produtos bem pertinho de você!

Acompanhe a Prodiet nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram e assista no Youtube.


Referências do Conteúdo:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/007/1787773-pequenas-empresas-de-produtos-vegetarianos-crescem-40-ao-ano.shtml

https://www.forbes.com/sites/maggiemcgrath/2016/006/22/plant-power-how-the-3-5-billion-dairy-alternative-industry-could-help-whitewave-hormel-and-other-food-giants/#2cb74ded125f

https://www.svb.org.br/vegetarianismo11/mercado-vegetariano

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1787773-pequenas-empresas-de-produtos-vegetarianos-crescem-40-ao-ano.shtmlhttps://www.forbes.com/sites/maggiemcgrath/2016/006/22/plant-power-how-the-3-5-billion-dairy-alternative-industry-could-help-whitewave-hormel-and-other-foodgiants/#2cb74ded125f

https://www.svb.org.br/vegetarianismo1//mercado-vegetariano

POSTS RELACIONADOS