Blog Prodiet

Dieta Enteral Contínua X Dieta Enteral Intermitente

Falamos aqui sobre o que é Nutrição Enteral e a sua importância para suprir de nutrientes de quem não pode se alimentar da forma tradicional, em ambiente hospitalar ou em casa.

Como também já destacamos no Blog, a nutrição enteral busca fornecer todos os nutrientes que o paciente obteria pelo consumo convencional de alimentos.

Portanto, quando o internamento hospitalar acaba, mas o tratamento nutricional precisa continuar em casa por meio da dieta enteral, é preciso que a segurança e praticidade também estejam presentes neste processo. Há duas opções para a continuidade da reposição de nutrientes ao organismo: o sistema aberto de nutrição e o sistema fechado. Ambos são eficazes e possuem propriedades nutricionais equivalentes.

Quanto ao tipo de administração, a dieta enteral pode ser Contínua ou Intermitente:

 

Dieta Contínua

No sistema fechado, a dieta é administrada de forma contínua e com o auxílio de uma bomba de infusão, um equipamento hospitalar importante para controlar o volume de fórmula que o paciente vai receber durante o dia.

A dieta é conservada em bolsas hermeticamente fechadas, que não exigem qualquer tipo de preparo. Porém, essa forma de embalagem não permite o fracionamento da dieta, ou seja, não é possível dividi-la em volumes menores. Além disso, qualquer tentativa de abertura das bolsas aumenta o risco de contaminação do conteúdo, devido, principalmente, à dificuldade de se realizar a esterilização correta dos utensílios, como facas e tesouras, em casa.

Porém sua utilização necessita de uso da bomba de infusão, um equipamento que requer treinamento, além de aumentar consideravelmente os gastos do tratamento, uma vez que deve permanecer ligado todo o tempo à rede elétrica. Nesse sentido, o sistema fechado acaba sendo mais utilizado no ambiente hospitalar.

Dieta Intermitente

A forma intermitente é mais parecida com a alimentação habitual, já que consiste em administrar cerca de 250 ml de dieta enteral de 5 a 8 vezes ao dia. O volume de cada etapa deverá ser proposto em função do volume total no dia e da tolerância digestiva do paciente. A administração intermitente pode ser realizada de 2 maneiras:


Saiba Mais

👉 Nutrição Enteral: intercorrências podem ser evitadas com uso de protocolos e indicadores de qualidade
👉 Você sabe a diferença entre nutrição enteral e parenteral?
👉 Onde Comprar: Encontre nossos produtos bem pertinho de você!

Acompanhe a Prodiet nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram e assista no Youtube.



Referências:

http://nutritotal.com.br/pro/nutricao-enteral-continua-x-intermitente-qual-o-melhr-metodo-de-administracao-de-nutriçao-enteral-para-bebes-prematuros-continua-ou-intermitente/

http://nutritotal.com.br/pro/infusa-o-conta-nua-de-dieta-enteral-cm-fibra-diminui-diarra-ia/

https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/terapia_nutricional_administracao_e_monitoramento.pdf

POSTS RELACIONADOS