Blog Prodiet

Nutrição Enteral Domiciliar: o que você precisa saber

Na matéria anterior do nosso blog explicamos um pouco sobre o que é nutrição enteral e quando ela se torna necessária. Basicamente, é quando o paciente já não pode mais ingerir alimentos, ou não consegue consumir em quantidades suficientes, do modo convencional, pela boca, precisando assim colocar uma sonda para se alimentar.

E, em determinadas situações, alguns pacientes precisam continuar com a alimentação via sonda após receberem alta hospitalar. Porém, o cuidado precisa ser o mesmo que o aplicado no hospital.

Quando bem aplicada, a Terapia Nutricional Domiciliar (TND) proporciona maior resistência do organismo contra a enfermidade, melhora o fluxo de nutrientes absorvidos pelo corpo e aumenta a imunidade contra outras doenças.

Alimentos Prontos para Consumo

Para suprir as necessidades nutricionais dos pacientes, a dieta da nutrição enteral deve ser completa, contendo tudo que a alimentação convencional forneceria ao corpo humano.

A dieta industrializada é uma fórmula pronta para consumo e completa, podendo ser encontrada em duas formas: em pó e líquida. As dietas industrializadas são extremamente práticas, sendo fáceis de preparar, de armazenar e de administrar ao paciente. Além disso, são nutricionalmente completas e oferecem muito mais segurança em relação ao risco de contaminação alimentar.

Mesmo assim, quem for manipular a dieta deve tomar uma série de cuidados de higiene durante o preparo, manuseio e administração. Outro ponto importante a se destacar é que as dietas industrializadas possuem a consistência ideal para administração na sonda, o que reduz os riscos de entupimento da sonda.

Por fim, especialistas indicam que as fórmulas industrializadas apresentam um melhor custo-benefício, justamente por questões relacionadas à segurança do paciente.


Saiba Mais

👉 Nutrição Enteral: intercorrências podem ser evitadas com uso de protocolos e indicadores de qualidade
👉 Você sabe a diferença entre nutrição enteral e parenteral?
👉 Onde Comprar: Encontre nossos produtos bem pertinho de você!

Acompanhe a Prodiet nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram e assista no Youtube.



Referências:

http://nutritotal.com.br/pro/wp-content/uploads/sites/3/2019/03/Guia_Nutri%C3%A7%C3%A3o_Enteral.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_terapia_nutricional_atencao_especializada.pdf

Cartilha Tudo Sobre Nutrição Enteral Prodiet

POSTS RELACIONADOS