fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Jejum pré-operatório: Redução de 12h para 5h

Normalmente, indica-se que o tempo de jejum necessário para se realizar uma cirurgia seja de aproximadamente 12 horas, de forma a evitar que complicações e interações com a anestesia, por exemplo, surjam no momento do procedimento. Mas, já imaginou passar 12 horas seguidas sem comer? Pensando nisso e, obviamente, no paciente, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, por meio de sua Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), conseguiu reduzir o tempo médio do jejum pré-operatório (saiba mais sobre EMTN no quadro abaixo).

De acordo a Santa Casa, os profissionais da equipe conseguiram reduzir o tempo médio de 11h30 para cinco horas, graças à implantação do Projeto de Abreviação de Jejum Pré-operatório. Para isso, coube ao Serviço de Nutrição da instituição elaborar e gerenciar o projeto, que contempla todos os pacientes internados a partir do dia anterior ao procedimento. A iniciativa consistiu na ingestão de líquidos sem resíduos acrescidos de maltodextrina, até três horas antes da cirurgia. De acordo com a EMTN do hospital, algo impensável pela literatura médica.

Ainda conforme informações da equipe multiprofissional, a abreviação de jejum pré-operatório visa reduzir o estresse metabólico, a resistência à insulina, a irritabilidade, a desnutrição intra-hospitalar e o tempo de internamento. Além desses benefícios, as novas práticas ainda contribuem para promover a satisfação dos pacientes, já que o período de fome é reduzido, bem como a melhora da recuperação pós-operatória.

No entanto, apesar do feito bem sucedido da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, é importante seguir as recomendações do seu médico antes de realizar um procedimento cirúrgico. Segundo Socorro Lira, nutricionista e coordenadora da EMTN da Santa Casa, o objetivo dos profissionais do hospital é divulgar e propagar os benefícios do Projeto de Abreviação do Jejum Pré-operatório de forma a contribuir significativamente com a área da saúde.

 

POSTS RELACIONADOS