fbpx

Blog Nutrição e Saúde

Novas diretrizes para NE

Em agosto, a Prodiet e o Grupo Humana Alimentar promovem uma rodada de palestras sobre as mudanças na regulamentação de alimentos para fins especiais. Os encontros serão realizados em Campinas e em Bauru, tendo como base a Consulta Pública N°2/2012, publicada pela Anvisa em janeiro deste ano. O documento apresenta uma série de atualizações relativas à composição de alimentos para dieta enteral e deve substituir a resolução anterior, de 1999.

As palestras serão ministradas por Luciana Dutra, farmacêutica bioquímica e especialista em assuntos regulatórios da Prodiet Nutrição Clínica. Segundo Luciana, os principais temas do encontro serão as alterações na composição das fórmulas e a interpretação de rotulagem dos produtos para dieta enteral: “O conteúdo é especialmente importante para nutricionistas e nutrólogos, que deverão conhecer as novas classificações dos produtos na hora de prescrevê-los ao paciente”, diz.

De acordo com a resolução atual, os alimentos para situação metabólica especial (ASME) devem informar no rótulo para que tipo de alteração ou doença metabólica o produto é indicado. Na CP-2/2012 esse tipo de indicação não será mais permitida. Segundo Luciana, a nova proposta é excluir do produto a indicação de terapia nutricional, ficando essa responsabilidade sobre a equipe multidisciplinar de terapia nutricional que o prescreve.

Outra importante atualização é a proposta de estipular limites para todos os nutrientes na Fórmula Padrão para Nutrição, substituindo o que hoje se chama de Alimento Nutricionalmente Completo para Nutrição Enteral (ANC).

A CP-2/2012 da Anvisa está em fase final de análise, com previsão de publicação ainda neste ano. Os profissionais da área de saúde interessados em participar da palestra poderão fazer a inscrição online. A entrada é gratuita.

POSTS RELACIONADOS