0800 702 8845 / (41) 3342 2825

Condições Clínicas: Câncer

Todos os pacientes oncológicos com diagnóstico de risco nutricional e/ou desnutrição devem receber terapia nutricional (TN) individualizada imediatamente, desde que estejam hemodinamicamente estáveis por uma semana no mínimo (1,2).

Os objetivos da TN para esses pacientes, tanto no período pré-cirúrgico como no pós-cirúrgico, são (1):

-prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional;
-evitar a progressão para um quadro de caquexia;
-auxiliar no manejo dos sintomas;
-melhorar o balanço nitrogenado;
-reduzir a proteólise;
-melhorar a resposta imune;
-reduzir o tempo de internação hospitalar;
-melhorar a qualidade de vida do paciente.

Uma das grandes complicações causadas pelo câncer é a desnutrição. Sua causa é multifatorial, podendo ser proveniente da anorexia produzida pelo tumor, dor ou obstrução do trato gastrointestinal, da própria terapêutica anticancerosa (cirurgia, radio e/ou quimioterapia) e de alterações no metabolismo do paciente. Essas alterações levam à perda de gordura e proteína corporal. Estudo científico realizado em pacientes com câncer de pulmão demonstrou que, com 30% de perda de peso corporal, os pacientes apresentaram 85% de diminuição de massa gorda e 75% de perda da massa muscular esquelética (1).

Uma vez que a desnutrição está associada ao aumento de morbidade, mortalidade e diminuição da tolerância dos pacientes às terapêuticas, a TN, aliada ao tratamento do câncer, ajuda a criar condições favoráveis para melhorar o aproveitamento dos nutrientes e evitar alterações significativas de perda de peso e do estado nutricional, proporcionando melhores condições de saúde e contribuindo para a recuperação do paciente (2).

Referências

1. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/consenso_nacional_nutricao_oncologico.pdf)

2. Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

fechar

continue lendo sobre Câncer

PRODUTOS INDICADOS

  • Immax – 350 G Immax – 350 G
  • Trophic EP – 1 L Trophic EP – 1 L
  • Trophic 1.5 – 1 L Trophic 1.5 – 1 L

OUTRAS CONDIÇÕES CLÍNICAS