Blog Prodiet

Os benefícios de uma dieta enteral industrializada e completa


A
dieta enteral industrializada é uma fórmula pronta e completa preparada industrialmente, podendo ser encontrada em duas formas: em pó e líquida pronta para consumo. As dietas industrializadas são extremamente práticas, sendo fáceis de preparar, de armazenar e de administrar ao paciente. 

Por possuírem a consistência ideal para administração na sonda, reduzem os riscos de entupimento do tubo. Além disso, oferecem muito mais segurança em relação ao risco de contaminação alimentar. 

Conversamos com a nutricionista Gabriela Faria de Oliveira, da Prodiet Nutrição Clínica, que explica mais sobre as características desse tipo de dieta enteral e os benefícios de se optar por ela:

Prodiet: Sobre a composição da dieta enteral industrializada, do que ela é constituída? Quais seus principais componentes?

Gabriela: A dieta enteral é constituída por ingredientes semelhantes aos encontrados na alimentação convencional. Por exemplo, quando consumimos um café da manhã, geralmente temos pão, que é uma fonte de carboidratos; manteiga, fonte de gorduras; leite, fonte de proteínas e minerais como cálcio; e uma fruta, sendo as frutas fontes de vitaminas e minerais. Assim, a dieta enteral busca oferecer todos estes nutrientes mencionados, por meio de ingredientes provenientes de fontes alimentares como o milho, o leite, a soja, a canola, entre outros. A dieta enteral busca apresentar o equilíbrio ideal entre estes nutrientes, representando uma alimentação equilibrada conforme a necessidade do paciente.

Prodiet: Podemos dizer, então, que ela é completa? Por quê?

Gabriela: Sim, a dieta enteral industrializada deve oferecer todos os nutrientes para o paciente, considerando que muitas vezes é a única fonte de alimentação que ele receberá por um tempo prolongado. Além dos macronutrientes, como carboidratos, lipídeos e proteínas, a dieta enteral apresenta adição de vitaminas e minerais em quantidade adequadas, visando à oferta segura ao paciente. Ainda, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) verifica as características da dieta enteral permitindo sua comercialização como dieta enteral exclusiva, ou seja, permite que seja utilizada como única fonte alimentar.

Prodiet: Quais seus principais benefícios da dieta enteral industrializada? Existem estudos sobre sua eficiência?

Gabriela: Os benefício mais evidentes são a praticidade de uso e a segurança. A praticidade é importante tanto para quem cuida como para o próprio paciente, que muitas vezes participa do próprio cuidado. É importante mencionar que não é apenas praticidade que conta, mas a segurança do ponto de vista de qualidade da dieta. Hoje temos muitos estudos com ótimas metodologias que nos mostram que as dietas enterais industrializadas têm benefícios pela estabilidade de nutrientes ofertados e pela qualidade microbiológica. Isso porque estes produtos passam por um cuidadoso processo de qualidade para impedir o crescimento de microrganismos que seriam prejudiciais ao paciente.


Saiba Mais

👉 Nutrição Enteral: intercorrências podem ser evitadas com uso de protocolos e indicadores de qualidade
👉 Você sabe a diferença entre nutrição enteral e parenteral?
👉 Onde Comprar: Encontre nossos produtos bem pertinho de você!

Acompanhe a Prodiet nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram e assista no Youtube.


POSTS RELACIONADOS