Blog Prodiet

Muito além da Vitamina A

Betacaroteno fortalece sistema imunológico, reduz incidência de cânceres e diminui risco de doenças cardíacas

O betacaroteno é um pigmento natural presente em diversos tipos de alimentos e faz parte de um grupo maior de nutrientes conhecidos como carotenoides. São pigmentos amarelo-alaranjados encontrados em frutas e vegetais, como por exemplo, cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce. O betacaroteno tem a capacidade de ser biotransformado em vitamina A pela mucosa do intestino, por isso, algumas vezes é denominado pró-vitamina A. Porém, ele proporciona outros benefícios além de suprir o corpo com essa vitamina.

Benefícios

Algumas atividades biológicas têm sido atribuídas aos carotenoides, como fortalecimento do sistema imunológico e diminuição do risco de doenças degenerativas como câncer e problemas de visão. Mas além de potente antioxidante, que neutraliza os radicais livres que podem lesar as células e causar doenças, também tem sido apontado no combate às doenças cardíacas.

Uma pesquisa realizada na Universidade Harvard revelou que o consumo diário de 50 mg desse nutriente reduz em 50% o risco de infarto do miocárdio, de AVC e de mortes causadas por outros problemas cardiovasculares. Alguns estudos mostraram que ele pode evitar que o mau colesterol (LDL) agrida o coração e os vasos coronarianos. 

De acordo com a publicação “Fontes Brasileiras de Carotenoides”, do Ministério do Meio Ambiente, estudos comprovaram que, como antioxidante, o betacaroteno pode reverter algumas doenças pré-cancerosas. Além disso, já foi constatado que inibe o crescimento de células anormais, fortalece o sistema imunológico, fortifica as membranas celulares e aumenta a comunicação entre as células.

Ingestão recomendada

Para manter os níveis corretos de betacaroteno, basta ter uma alimentação variada, com frutas, legumes e verduras, consumidos diariamente. É fácil atingir a recomendação diária de ingestão dessa substância: 100 gramas de cenoura crua contém 4 vezes a recomendação diária do nutriente. Já 100 gramas de batata doce tem 6 vezes a orientação de betacaroteno do dia.

Deficiência

Na deficiência de betacaroteno pode acontecer redução da capacidade antioxidante do corpo, dano à visão podendo levar à cegueira, supressão da imunidade, alterações da pele, enfraquecimento das unhas e cabelos. 

A deficiência de betacaroteno é um problema comum em países em desenvolvimento. Por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), alimentos biofortificados têm sido desenvolvidos por pesquisadores brasileiros para levar à mesa nutrientes aos quais algumas populações têm pouco acesso, seja pelo fator geográfico ou por questões culturais da alimentação. 

 

Saiba Mais

👉 Nutrição Enteral: intercorrências podem ser evitadas com uso de protocolos e indicadores de qualidade
👉 Você sabe a diferença entre nutrição enteral e parenteral?
👉 Onde Comprar: Encontre nossos produtos bem pertinho de você!

Acompanhe a Prodiet nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram e assista no Youtube.



Referências:

http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_agrobio/_publicacao/89_publicacao09032009113306.pdf

http://abran.org.br/wp/para-publico/alimentos-turbinados-ajudam-a-prevenir-problemas-de-saude/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000300022

 

POSTS RELACIONADOS