0800 702 8845 / (41) 3342 2825

BLOG PRODIET

Precisa diminuir o consumo de sal no seu dia a dia? Saiba como!

Como diminuir o sal no dia a dia

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira consome o dobro da quantidade de sal recomendada. Conforme estudo realizado pelo instituto, há um consumo diário que vai de 9,7g a 13,8g de sódio por habitante, quando o nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de apenas 5g.

A principal vilã nesse consumo exagerado é a hipertensão ou pressão alta, doença mais frequente entre os brasileiros. Neste mesmo caminho, o IBGE constatou o aumento, nos últimos anos, da presença de Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNTs), como os problemas cardiovasculares. É consenso entre os especialistas em saúde que o sal está diretamente ligado a esse aumento.

Como reduzir o consumo de sal no dia a dia?

OPTE POR PRODUTOS NATURAIS

O primeiro passo é optar por produtos naturais no lugar dos industrializados. Salgadinhos e temperos prontos são os principais atores no consumo excessivo de sódio, que está presente em 2 a cada 5g de sal. De acordo com estudo do IBGE, 13,8% do consumo de sal nos lares brasileiros é proveniente de alimentos industrializados, seguido de 6% do pão francês e apenas 4,7% proveniente de alimentos in natura. No entanto, cerca de 60% da ingestão vem do sal de cozinha e outros 11% da alimentação em restaurantes e food services.

EXPERIMENTE

Além disso, durante o processo de preparação dos alimentos, provar o sabor em cada etapa do preparo contribui para que não se exagere na quantidade utilizada. Aquela máxima de “temperar no olho” não é válida nem segura quando falamos de sal.

MUDE HÁBITOS

Outros hábitos corriqueiros e que podem parecer inocentes precisam ser mudados. Na hora de sentar à mesa, evite o uso de saleiros. Muitas vezes, essa prática nos leva a adicionar mais sal às refeições. Sem contar que ele inibe os sabores naturais dos alimentos, os quais são agentes importantes no processo de alimentação e na sensação de saciedade.

TEMPEROS NATURAIS E SUBSTITUTOS

Substituir o sal por outras alternativas de temperos também contribui para a redução do consumo, já que ele será excluído do preparo. Uma alternativa é explorar a grande gama de temperos naturais que estão disponíveis. Outra possibilidade é utilizar o sal de ervas

Abaixo, você confere uma lista de temperos que podem substituir o sal de acordo com os alimentos preparados:

  • Arroz: salsa, açafrão, cúrcuma.
  • Aves: sálvia, alecrim.
  • Carnes vermelhas: sálvia, louro, alecrim, tomilho, salsa.
  • Feijão ou lentilha: louro, manjericão, salsa, zimbro.
  • Massas: manjericão, manjerona, alecrim.
  • Ovos: salsinha, manjericão.
  • Peixes: coentro, sálvia, alecrim, tomilho, açafrão.
  • Saladas: hortelã, salsa, erva-doce.
  • Sopas: louro, erva-doce, manjerona, pimenta, salsa, alecrim

Quer saber mais? Mande uma mensagem para a gente. E o mais importante: faça um acompanhamento médico e nutricional. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário, compartilhe seus hábitos para reduzir o consumo de sal no seu dia a dia.

Fontes:

http://www.abia.org.br/sodio/sodio2.pdf

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50910-hipertensao-arterial-reduzir-consumo-de-sal-auxilia-na-prevencao-da-doenca.html

Este post foi útil? Sim Não

POSTS RELACIONADOS