0800 702 8845 / (41) 3342 2825

BLOG PRODIET

5 informações que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica

cirurgia-bariatrica-tudo-o-que-voce-precisa-saber-

O aumento expressivo do número de pessoas com obesidade nos últimos anos, tem feito com que muitas delas busquem as opções cirúrgicas para uma perda de peso rápida , a fim de livrar-se da obesidade. A principal opção nestes casos tem sido a cirurgia bariátrica, também chamada de redução do estômago.

Diferente do que muitos pensam, a bariátrica não é um processo estético, pelo contrário. O excesso de peso acaba trazendo diversos riscos para a saúde, como por exemplo, hipertensão, diabetes e disfunções respiratórias, neste momento, a cirurgia bariátrica é indicada como um tratamento clínico contra o quadro de obesidade.

No entanto, antes de submeter-se a este procedimento cirúrgico, é necessário que os pacientes observem algumas dicas fundamentais, que podem auxiliá-los tanto na decisão de realizar a cirurgia, quanto ajudar no sucesso do procedimento.

Dicas importantes sobre a cirurgia bariátrica

1 – Para quem é indicada

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que tenham IMC (índice de massa corporal) acima de 35, e que possuam complicações de saúde que possam ser relacionadas ao excesso de peso, e também para pessoas com IMC acima de 40, considerada obesidade mórbida. Quaisquer pessoas com IMC menor podem optar por métodos distintos de perda de peso, como dietas específicas com acompanhamento médico e prática de exercícios físicos, sem ter que submeter-se aos procedimentos cirúrgicos.

2 – Como é feita a avaliação

Mesmo as pessoas que se enquadram entre as que têm a cirurgia bariátrica indicada para redução de peso, devem passar por um rigoroso procedimento de avaliação antes da realização da cirurgia. Exames de sangue que podem detectar possíveis complicações devido a problemas de saúde serão realizados, bem como uma avaliação psicológica no caso de pacientes com transtorno alimentar, que deverá ser tratado antes que qualquer procedimento seja de fato realizado.

3 – O que muda após o procedimento de cirurgia bariátrica

Os pacientes que irão se submeter à cirurgia bariátrica devem estar conscientes de que será preciso realizar uma grande mudança em seus hábitos alimentares, uma vez que, com a diminuição do tamanho de seu estômago, alimentos com alto teor calórico podem provocar complicações como alterações na glicemia e síndrome de dumping, além de comprometer o sucesso do procedimento. Neste ponto também é fundamental o apoio familiar, para que o paciente seja incentivado a adquirir um novo tipo de hábito alimentar, baseado em alimentos mais leves e saudáveis após a cirurgia.

4 – Quais são as contraindicações 

É indicado que os pacientes que realizarão a cirurgia deixem de fumar e também de ingerir bebidas alcoólicas, pois substâncias como o álcool e a nicotina podem gerar complicações no procedimento cirúrgico, além de aumentar o risco de infecções. Mesmo depois da cirurgia, estas substâncias são contraindicadas, pois o organismo estará mais suscetível a seus efeitos, absorvendo-os mais rapidamente, o que pode gerar, por exemplo, embriaguez após ingerir pequena quantidade de bebidas alcoólicas.

5 – O que esperar da bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma intervenção que visa melhorar a saúde dos pacientes e sua qualidade de vida, e este é um ponto que precisa ser entendido pelo paciente. Após algum tempo da cirurgia pode ser necessária a realização de cirurgia plástica em alguns casos para remover o excesso de pele causado pela grande perda de peso, mas este tipo de cirurgia não deve ser feita nos dois primeiros anos após a bariátrica, período em que seu resultado ainda não estará estabilizado.

Embora seja indicada para um grande número de pessoas que sofrem com a obesidade, a cirurgia bariátrica apresenta todos os riscos de um procedimento cirúrgico, devendo assim ser cuidadosamente analisada antes de sua realização, levando-se em conta seus benefícios e possíveis riscos.

Todos os passos do processo cirúrgico, tanto antes quanto depois de realizado, devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar e de confiança do paciente, que lhe deixarão mais seguros e contribuirão para um melhor resultado e recuperação da cirurgia.

Pretende fazer uma cirurgia bariátrica? Confira tudo o que você precisa saber a respeito desse procedimento.

Este post foi útil? Sim Não

POSTS RELACIONADOS