0800 702 8845 / (41) 3342 2825

BLOG PRODIET

O que é Síndrome de Dumping?

 

Após a cirurgia bariátrica, a escolha alimentar é essencial para que o paciente emagreça de forma saudável, com perda de gordura corporal e com ganho de massa muscular. Alimentos ricos em proteínas, suplemento proteico e atividade física irão auxiliar nesse emagrecimento.

Muitos pacientes têm dificuldades nas modificações de hábitos alimentares, e optam pela ingestão de carboidratos, principalmente os simples, e, devido a isso, a Síndrome de Dumping pode ocorrer após a cirurgia.

A síndrome, ou esvaziamento rápido, é causada pela passagem ligeira de gorduras e açúcares para o intestino, que ocorrem pelas mudanças no trânsito alimentar após a cirurgia bariátrica. Essa concentração repentina de açúcares e gorduras faz com que o intestino absorva água do organismo para diluí-los, podendo causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor intenso, diarréia, sensação de sonolência e desmaio.

Para evitar a Síndrome de Dumping é extremamente recomendado uma dieta que evite o consumo de carboidratos simples, como farinhas brancas, geleias, arroz branco, macarrão, refrigerantes e açúcares (balas, doces, etc.).

Se essa complicação for frequente no pós-operatório da cirurgia bariátrica, o paciente deverá prestar atenção na rotina alimentar. A Síndrome de Dumping é um risco para a saúde e pode se tornar um indicativo aos pacientes que não estão seguindo as orientações recomendadas de mudanças e escolhas alimentares.  Devido a isso, o paciente deve ser bem orientado pela equipe multidisciplinar, tanto no pré quanto no pós-operatório, para entender as modificações nos hábitos alimentares e estilo de vida, conseguindo aderir ao tratamento de forma correta.

Quando essa complicação ocorrer, o paciente deve permanecer sentado ou deitado, até cessar os sintomas, e procurar imediatamente sua equipe multidisciplinar para evitar esse desconforto.

Este post foi útil? Sim Não

POSTS RELACIONADOS