0800 702 8845 / (41) 3342 2825

BLOG PRODIET

Festa Junina X alimentação saudável

O mês de junho é marcado por festas juninas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo. No dia 13 de junho, foi comemorado o dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e as próximas festas homenageiam São João (24 de junho) e São Pedro e São Paulo (29 de junho).

Junto com as homenagens aos santos, vêm também as guloseimas deliciosas (e nem sempre saudáveis). A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da saúde. De acordo com a nutricionista Rosaura S. Almeida, da Prodiet Nutrição Clínica, o milho é a base da maioria dos quitutes dessas festas, e é bastante saudável, desde que não venha acompanhado de complementos gordurosos e calóricos, como leite condensado, açúcar, leite integral, leite de coco, entre outros. “O alimento é um cereal fonte de energia, carboidratos, proteínas, vitaminas B1, A e E, sais minerais e fibras. Seu consumo proporciona vários benefícios à saúde. A proteína do milho, quando associada ao leite desnatado, é quase completa”, explica.

Segundo Rosaura, uma boa dica é substituir o açúcar por adoçante, o leite integral pelo desnatado e não usar o leite de coco, pois ficam muito calóricas, ricas em gorduras saturadas e de difícil digestão. “Caso exagere, a pessoa pode sentir mal-estar, dores de barriga e desconfortável sensação de empacho”, comenta.

Além disso, é importante observar a validade dos produtos e conservação dos alimentos juninos vendidos prontos. “Todo alimento que leva leite de coco deve ser mantido em refrigeração. Os produtos vendidos na rua devem ser assados na hora, evitando consumir o que estiver exposto por muito tempo; se for cozido, é importante observar se o líquido do caldeirão está fervendo”, aconselha a nutricionista.

E mais um conselho da profissional: “Aproveitando o período junino, uma saída para não engordar é dançar forró. Por ser uma atividade aeróbica, a queima de calorias é grande. A atividade mobiliza grande parte dos músculos. Em uma hora, é possível gastar até 700 calorias”, finaliza.

Veja o valor calórico de outros alimentos típicos das festas juninas:

 

Este post foi útil? Sim Não

POSTS RELACIONADOS